Espaço do Leitor

Leitor pergunta como deve proceder a mulher quando seus ciclos de fecundidade são irregulares

Nome do leitor: Rui Silva
Cidade/UF: Lisboa/NA
Religião: Cristã
Confissão: Católico romano

Mensagem
========

Caríssimos irmão em Cristo, saúdo-vos com estima.
Ao ter pesquisado as questões relativas à regulação da natalidade, não encontrei a resposta para uma questão que me interessa, na obediência ao espírito da Humanae Vitae.
No caso de uma mulher ser irregular nos seus ciclos, e de ser, portanto, dificil concluir da sua fertilidade ou não, devido à sua irregularidade, como deve procedecer o crente, para regular a natalidade, e obedecer ao magistério exposto pelo Romano Pontífice Paulo VI e todos os seus sucessores?
Saude e Paz em Cristo. Bem hajam.

Prezado Rui

Obrigado em nos escrever.

A resposta à sua pergunta pode ser encontrada no livro de Rafael Llano Cifuentes – 270 Perguntas e Respostas sobre Sexo e Amor, editora Quadrante, São Paulo, 1995, na resposta da Pergunta 180: Que atitude tomar quando os ciclos da mulher são irregulares, ou quando, utilizando o método chamado “da tabela”, advém uma gravidez não desejada? Será lícito então utilizar os métodos artificiais?

Resposta: Nesses casos, deve-se consultar um ginecologista criterioso, a fim de se conseguir regular o ciclo ou adotar o método mais conveniente para a pessoa em concreto. Deve-se ter presente que, por vezes, é medicamente recomendável seguir os critérios combinados dos vários métodos (por exemplo, o método Billings unido ao método PG 53, ou ao da temperatura, aos quais nos referiremos mais abaixo). Isto pode significar um incômodo, mas a matéria é tão séria que o incômodo não justifica o uso de meios artificiais. Repetindo as palavras de João Paulo II, “os métodos anticoncepcionais são algo profundamente ilícito, que nunca, por razão nenhuma, poderá ser justificado”.

Os Métodos Naturais são:

1) Método Ogino-Knaus (também chamado popularmente “método da tabela“). A determinação da ovulação se faz contando um determinado número de dias a partir da última menstruação.

2) Método da temperatura. Baseia-se na verificação de uma variação da temperatura que indica o momento da ovulação.

3) Método Billings. Baseia-se na identificação das mudanças que se dão no muco cervical.

4) Método da visualização da saliva ao microscópio (PG 53). Quando a mulher está num período fértil, pode-se ver num microscópio de uso doméstico determinado tipo de cristalização na saliva.

Para que os métodos naturais sejam bem sucedidos exige-se:
A) a aprendizagem do método.
B) a continência periódica, ou seja, a abstinência da prática do sexo nos períodos de fecundidade da mulher.
No caso de os ciclos de fecundidade da mulher serem irregulares deve-se proceder como explicado acima.

Espero que a resposta tenha sido útil.
Que Deus o abençoe
Renato Rosman.

Facebook Comments

Livros recomendados

O Livro do Gênesis – Cadernos de Estudo BíblicoA Grande Mentira – Lula e o Patrimonialismo PetistaO Livro do Êxodo – Cadernos de Estudo Bíblico

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.