O que vcs entende ser de esquerda ou ser de direita? Vcs que conhecem de Bíblia, me responda (sic!): Jesus foi de direita ou de esquerda, ou ficou no muro?


Caríssimo senhor,

Agradeço sua mensagem.

Para maiores esclarecimentos, por favor leia:

Motivos pelos quais um católico não pode votar no PT!

Nesse artigo, há uma farta coleção de citações do Magistério infalível da Igreja contra os ensinos da esquerda.

Sobre sua pergunta, explicitamente, Jesus não era de esquerda, nem de direita, dado que tais categorias políticas não existiam em sua época. Além disso, Nosso Senhor não foi um político. Tampouco ficou em cima do muro, tendo sido bem incisivo em sua pregação.

Ademais, essa mania de querer respaldo “da Bíblia” para cada posição é típica do protestantismo. Nós, católicos, sabemos que a doutrina foi revelada por Cristo, mas não está presente apenas na Escritura, senão também na Tradição Oral dos Apóstolos. Mais ainda: foi revelada completamente, mas continua sendo entendida e explicitada pelo Magistério da Igreja.

Nesse sentido, a Bíblia não tem nenhuma referência direta à esquerda ou à direita, pois tais termos como expressão de agrupamentos políticos não existiam na época em que foi inspirada e composta. Isso, todavia, em nada afeta nossa argumentação, pois à doutrina (que, lembro, não está só na Bíblia) cabe enumerar princípios, não somente conclusões pontuais. E esses princípios estão no farto Magistério social dos Papas, conhecido como Doutrina Social da Igreja.

Leia essa doutrina, sobretudo o resumo que das condenações ao socialismo que está no primeiro link que dei ao senhor. Estude a Rerum Novarum, a Quadragesimo Anno, a Centesimus Annus, a Quod Apostolici Muneris, o Compêndio da Doutrina Social da Igreja.

Enfim, mesmo que a Bíblia não mencione partidos ou segmentos políticos, sua doutrina é clara ao condenar aquilo que, mais tarde, será expresso pela esquerda. Defende a propriedade privada, quando proíbe a cobiça das coisas alheias. Ensina a desigualdade harmônica entre os homens. Exorta à submissão aos poderes constituídos.

É preciso entender essa relação esquerda-direita muito além do mero economicismo. São duas escolas de pensamento, mais do que escolas econômicas. Marx, antes de teórico da economia, era um teórico da história e da filosofia. O que deve caracterizar a esquerda ou a direita não é tanto sua visão de economia (embora seja um ponto importante), mas sua visão de homem, sua visão de realidade.

Para conhecer mais sobre o que é ser “de direita”, convido-o a ler um texto que está em meu blog: http://ultramontano.blogspot.com/2007/03/falsa-direita.html

Também, sobre a visão cristã acerca do capitalismo:

https://www.veritatis.com.br/article/3854

https://www.veritatis.com.br/article/4035

Por último, talvez o senhor queira se aprofundar no tema da Doutrina Social da Igreja, e para isso lhe indicamos nosso dossiê.

Fique com Deus.

Facebook Comments

Livros recomendados

Tibieza e os dons do Espírito SantoNamoroJosé, o silencioso