Espaço do Leitor

Leitor pergunta se os leigos podem fazer homilia na missa

Caríssimos irmão do Veritatis,

Numa paróquia em que participava(pois mudei de cidade), um padre disse na homilia que um leigo, se tiver conhecimento das Sagradas Escrituras, pode fazer a homilia em plena celebração eucarística. Fico com dúvidas a esse respeito porque  os sacerdote, apesar de ser alegre e simples, nega alguns pontos da doutrina da Igreja e vejo possui  algumas tendências em politizar o Evangelho. Minha dúvida é se a pregação feita por leigos na Liturgia teve aprovação após Concílio Vaticano II


Caríssimo sr. Fabrício,

O senhor pergunta por quem deve ser feita a homilia.

“O propósito da homilia é explicar aos fiéis a Palavra de Deus proclamada nas leituras e aplicar essas mensagens ao presente. Por conseguinte a homilia deve ser feita pelo sacerdote ou pelo diácono.” (Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Instrução Inestimabile Donum, 3)

“A homilia, via de regra é proferida pelo próprio sacerdote celebrante ou é por ele delegada a um sacerdote concelebrante ou, ocasionalmente, a um diácono, nunca, porém, a um leigo. Em casos especiais e por motivo razoável a homilia também pode ser feita pelo Bispo ou presbítero que participa da celebração sem que possa concelebrar.” (Instrução Geral do Missal Romano, 66)

Os números 64 a 66 da Instrução Redemptionis Sacramentum, exarada pela Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, de 25 de março de 2004, também são claros em reafirmar essa prática.

Em Cristo,


Livros recomendados

Mentiram para Mim Sobre o DesarmamentoCatena Aurea – Vol. 2 – Evangelho de São MarcosManual politicamente incorreto do comunismo






About the author

Veritatis Splendor