Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre a bilocação

gostaria d se possivel que me fosse esclarecido sobre bilocação se tiver algo sobre o site gostaria de saber em qual dos arquivos se ñ se fosse possivel me indicar um link ou se poder me enviar algo ficaria muito agradecido….OBRIGADO

Caríssimo senhor, estimado em Cristo,

A bilocação é uma manifestação extraordinária do poder de Deus, consistindo na presença corporal de uma pessoa, ao mesmo tempo, em dois ou mais lugares. Fisicamente, a bilocação é impossível aos seres materiais, pela própria natureza das coisas.

Muitos santos estiveram em mais de um lugar ao mesmo tempo. Santo Antônio de Pádua, Santo Afonso Maria de Ligório e, mais recentemente, no século XX, São Pio de Pietralcina manifestaram a bilocação.

A explicação para esse fenômeno, segundo o grande teólogo jesuíta Francisco Suárez, o cardeal São Roberto Belarmino (que é, aliás, Doutor da Igreja) e o escolástico Duns Scotus, é de que se trata de um exemplo real de intervenção miraculosa de Deus, havendo verdadeira bilocação. Exatamente por ser impossível ao homem é que, manifestada a bilocação pelo poder divino, considera-se um milagre. Para essa corrente, há, de fato, a presença corporal em dois ou mais lugares ao mesmo tempo.

Em outro sentido, Santo Tomás de Aquino nega a bilocação real, mesmo por milagre – evidentemente, o Doutor Angélico não nega a possibilidade de Deus operar um milagre, considerando, apenas, que neste caso não se trata disso. Explica o Aquinate que o que chamamos bilocação é na verdade uma aparição da pessoa, permitida por Deus e, nesse sentido, miraculosa. Crê também Santo Tomás no milagre da bilocação, mas discorda da explicação do parágrafo acima quanto à natureza do milagre. Para aqueles, o milagre consiste na real presença corpórea em mais de um lugar ao mesmo tempo; para Tomás, o milagre é da aparição sem realidade objetiva: noutras palavras, a pessoa continua em só lugar, com seu corpo e alma, e projeta uma imagem sua, por milagre, por especial intervenção divina, em outro.

Espero ter ajudado.


Livros recomendados

A ConfissãoSete Mentiras Sobre a Igreja CatólicaAs Cartas de São Paulo aos Gálatas e aos Efésios – Cadernos de estudo bíblico

About the author

Veritatis Splendor