Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre a ordem de santo andré

paz em cristo gostaria de saber se vocês têm informações sobre esta ordem religiosa, fundada pelo reverendo salomão ferraz

em cristo,
lúcio

Caríssimo sr. Lúcio, estimado em Cristo,

Dom Salomão Ferraz foi um Bispo católico, sagrado por Dom Carlos Duarte Costa. Este último tinha sido Bispo de Botucatu e deposto do cargo por insubordinação a Roma, assumindo, então, como Bispo Titular de Maura, i.e., de uma Diocese extinta, apenas de modo honorífico (como o são os Bispos auxiliares, coadjutores ou com cargos apenas na Cúria Romana).

Persistindo as graves perturbações e heresias no ensino de Dom Duarte, foi pela Santa Sé excomungado, mas antes fundara a Igreja Católica Apostólica Brasileira, com a sagração de Dom Salomão Ferraz, em 1945. Esta sagração foi, pois, válida – porque operada pelo ministro válido, e utilizando-se de forma, matéria e intenção válidas -, porém ilícita – pela falta de mandato apostólico, i.e., de autorização do Papa. Mais tarde, em 1963, consta que Dom Salomão tenha sido recebido na Igreja Católica Romana, sendo-lhe dado o título de Bispo de Eleutherna. Morreu, portanto, ao que parece, rompendo com o cisma que ajudara a fundar e em paz com a Igreja de Cristo.

Cumpre salientar que, antes do rompimento definitivo de Dom Duarte com a fundação oficial da "Igreja Brasileira", Dom Salomão já se fazia passar por Bispo, o que não era. Assim, antes de 1945, Dom Salomão era apenas padre, e sua "sagração" era não só ilícita como inválida (ou até inexistente). Após essa data, pelas mãos de Dom Duarte, passa a ser Bispo válido, com uma sagração ilícita, contudo. Em 1963, abjurando o erro, e voltando à comunhão com Roma, sua sagração passa a ser considerada lícita.

Antes de seu arrependimento, porém, Dom Salomão fundara um arremedo de instituição religiosa no seio da "Igreja Brasileira": a Ordem de Santo André. Rompendo com Dom Duarte, e, portanto com a "Igreja Brasileira", a tal "ordem" foi transformada em uma nova "igreja". É próprio do erro produzir mais erros. Abismo atrai abismo. Natural que de um cisma nasça outro cisma. Vemos isso nas assim chamadas Igrejas ortodoxas: cismáticas em relação a Roma, entre elas surgem divisões e cismas internos (ex.: Igreja Ortodoxa Russa Fora das Fronteiras e Igreja Grega do Antigo Calendário, sem comunhão com os Patriarcados de Moscou e Constantinopla). Do cisma pernicioso de Dom Duarte, é iniciado por Dom Salomão um outro cisma! O "filho" revolta-se contra a "mãe"… Já na "carta pastoral" publicada por Dom Salomão após sua ilícita sagração, sobram elogios a todos, e nenhuma palavra há de agradecimento ao seu sagrante, Dom Duarte. Desse época, já se vislumbra uma divisão no meio da cismática "Igreja Brasileira".

O itinerário de Dom Salomão não deixa de ser sociologicamente interessante: é co-fundador de uma seita (a Igreja Católica Apostólica Brasileira), sagrado por Dom Duarte; briga com seu sagrante e funda uma outra seita (a Ordem de Santo André); arrepende-se de tudo e pede reentro na Igreja Católica Apostólica Romana.

De tudo isso, resta a conclusão de que o Papa está sempre de braços abertos a espera dos filhos arrependidos. Ele é o Vigário de Cristo, e, como Ele, um bom pastor.

Também fica o alerta para que o consulente evite, de todos os modos possíveis, o contato com essa perniciosa seita da Ordem de Santo André, que não é católica, não professa a mesma doutrina de Cristo, não tem comunhão com o Sucessor de Pedro, o Apóstolo que conduz a barca da Igreja para que ela, pela assistência do Espírito Santo, enfrente as tempestades e não deixe sobre si prevalecerem as portas do inferno.

Não esqueçamos, enfim, de que há há outros grupos com o nome de Ordem de Santo André (ordens de cavalaria ou honoríficas, que conferem distinções a pessoas que se destacaram). Não devemos confundi-las com a "ordem" fundada por Dom Salomão.

Em Cristo,

Facebook Comments

Livros recomendados

São Francisco de AssisA Carta de São Paulo aos Romanos270 perguntas e respostas sobre sexo e amor

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.