Leitor pergunta sobre a origem do universo

[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Bruno Roberto
Cidade/UF: Campina Grande – PB
Religião: Católica

Mensagem
========

Olá caríssimos, Salve Maria a Mãe do Senhor!

Venho através deste email agradecer pelos inúmeros artigos aqui expostos que me ajudaram e muito no aprofundamento e no conhecimento da fé Católica.

Muito Obrigado!!!

Eu já tive uns outros 2 emails respondidos pelo VS sobre questões as quais eu precisava de respostas.

E aqui estou novamente para pedir ajuda ou algum tipo de orientação sobre um assunto que eu considero de extrema importância para mim.

Conversando com um colega que se denomina “ateu” em uma Comunidade do Orkut, estávamos falando sobre a origem do Universo.

O ateu concordou que a origem do universo, necessariamente, teria de ser uma “Causa das Causas” não causada por causa alguma.

Só que ele argumentou que esta Causa não precisaria, necessariamente, ser uma “Causa Inteligente” para poder desencadear o inicio de todos os movimentos do nosso Universo.

Disse que a “Causa” bem poderia vir a ser uma “Causa Débil”, citando como exemplo a ação do vento.

Eu disse a ele que a “Causa das Causas” não possuía nenhum fator que não ela mesma que a fizesse vir a realizar os movimentos que ela de fato realizou.

Foi por conta própria que ele optou realizar os seus movimentos, ao contrário da ação do vento que depende de inúmeros outros fatores que o fazem desencadear nas ações que ele realiza.

Disse que como a ação da “Causa das Causas” não dependia de fator algum que não ela e como ela pode optar por realizar ou não os movimentos que ela de fato realizou…
Ela, Causa das Causas, não era “Débil”, mas sim possui vontade de optar ou não pela realização dos movimentos, logo, possui inteligência.

Com isto ele contra argumentou afirmando que havia uma espécie de “flutuações quânticas no vácuo”, flutuações estas que não tinham origem em absolutamente nada que não elas mesmas, podendo assim muito bem ser elas e não Deus, a “Causa das Causas”.

Eu tentei pesquisar alguma coisa na Internet sobre o assunto, mas o que eu encontrei ou estava em Inglês ou estava em um artigo que não tratava da origem destas tais “flutuações quânticas no vácuo”, mas sim do que ela poderia vir a ser capaz de realizar.

Peço encarecidamente que vocês me ajudassem ou me guiassem a encontrar respostas quanto a isto.

Desde de já eu agradeço.

Paz e Bem!!!

Caro Bruno,

A Paz de Nosso Senhor!

O vácuo quântico é um sistema em seu estado fundamental, com energia mínima; se a energia fosse zero, o sistema teria velocidade e posição definidas, o que contrariaria o princípio de indeterminação de Heisenberg. Essa energia pode flutuar, e como se sabe, pela relatividade especial, que energia e matéria são convertíveis (E = mc2), as flutuações quânticas na energia do vácuo podem converter-se em partículas de matéria. Essas partículas são conhecidas como partículas virtuais, já que duram um tempo muito pequeno antes de desaparecerem no vácuo quântico, para serem recriadas, etc.

Edward Tyron propôs em 1973 que estas flutuações quânticas no vácuo deram origem ao universo, ou seja, que o mundo surgiu do “nada quântico”. Mas esse nada quântico não é o nada metafísico, a absoluta ausência de realidade. Permanece a pergunta: “de onde vêm as flutuações quânticas?”. Elas não dão razão de si mesmas – como crê seu colega ateu, provavelmente confundindo o vácuo quântico com o nada enquanto tal –, apenas, supostamente, do que vem depois.

Esperando haver esclarecido sua dúvida, em Cristo e Maria,

Joathas Bello

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.