Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre casamento com disparidade de culto

Nome do leitor: Renato
Cidade/UF: Paranavaí/PR
Religião: Cristã
Confissão: Católico

Mensagem
========

Bom dia, primeiro que parabenliza-lo pelo site, pois muitas da duvidas que tenho pesquiso e tenho as respostas diante do site, mais tenho uma dúvida, eu namoro uma pessoa de religião evangélica, porém ela participa comigo na igreja também, e nos estamos planejando se casar, mais devida algumas situações com familiares da parte dela, iamos pedir que a celebração fosse feita por um pastor, na qual tenho na minha familia também, li sobre ” a sanação radical, ou, em latim, sanatio in radice”, mais parece que é após o casamento isso, gostaria de saber se é possivel fazer algo antes do casamento? Que mesmo que um pastor celebre seja valido o matrimonio pela igreja, tenho na minha familia pessoa que é ministro da eucaristia e coordenadores de ECC ( encontro com cristo ) elas podem ajudar em algo que seja valido para a igreja? Gostaria de informações sobre como proceder para que o casamento seja valido, pois quero continuar em minha religião, e participando de tudo, sem ser excluido. Obrigado

Caríssimo Renato,

Salve Maria santíssima

Se o senhor vai se casar sem a forma canônica, na presença de um pastor, para que seja válido, é preciso pedir a dispensa de forma canônica ao Bispo. E, além disso, como sua noiva é protestante, o sr. deve pedir a ele também a dispensa do impedimento de disparidade de culto.

Lembro-lhe que é sua obrigação dar uma educação católica aos seus filhos vindouros, ainda que casado com uma protestante, e que deve manter a abertura à vida devida por todos os católicos casados, como indica a Carta Humanæ Vitæ , do Papa Paulo VI.

Em Cristo


Livros recomendados

“Eu Sou a Graça” – As Aparições de Nossa Senhora das Graças em Pernambuco9 Ateus Mudam de ÔnibusSócrates Encontra Marx

About the author

Veritatis Splendor