Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre o extermínio de povos na bíblia

Pergunta

Sempre que me perguntam, tenho respondido, mas não com segurança, o seguinte:

– Que Deus é este que manda exterminar povos inteiros inclusive crianças tal é o caso de consagração de cidades consagradas como anátema a Javé (Js 6,17 e vários outros)?

OSWALDO DE PAULA GARCIA

Resposta

Prezado Oswaldo, a Paz de Cristo!

Primeiramente devemos nos lembrar que a mensagem da Sagrada Escritura é a mensagem de Deus para a humanidade. Uma mensagem, sobre Sua Justiça, Amor, Salvação e Misericórdia.
No tempo do AT Deus queria mostrar basicamente duas coisas:

– O homem é pecador e infiel;
– Só Existe um Único Deus
– A Ira de Deus com aqueles que são infiéis.
– A promessa de um plano de Salvação para toda a humanidade.

Lembre-se que toda mensagem do AT é uma figura da Realidade que virá. Quando a Sagrada Escritura mostra o extermínio de pesssoas por causa da Ira de Deus, ela está mostrando o que acontecerá com aqueles que aborrecem a Deus, isto é, a morte física que acontecia às nações que não queriam ser fiéis aos preceitos divinos, era apenas uma figura da morte espiritual que sofrerão aqueles que não aceitarem a fé em Cristo Jesus.

Jesus nos lembrou que Deus pode matar tanto o corpo quanto a alma (Mt 10,28).

Então basicamente no AT Deus dá a sua Lei, e exige a prática da virtude. Depois pune os foram infiéis. Com Cristo, aquilo que fora anunciado em figura, se cumpre. Cristo ensinou-nos o cumprimento espiritual da Lei e o tempo de Misericórdia , porém após a nossa morte para esta vida terrena, sofrerão a segunda morte (Ap 2,11) aqueles que disseram NÃO ao plano de salvação de Deus.

Espero ter ajudado.


Livros recomendados

O livro negro do ComunismoSete Mentiras Sobre a Igreja CatólicaAnatomia do Ódio





About the author

Veritatis Splendor