Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre o nome de Jesus

Boa noite, amigos,
Salve Maria!
Tenho uma dúvida, recentemente recebi de uma pessoa um folheto, aonde diz que “IERROCHUÁ é o nome do Salvador e não é outro At 4,12).”
Vou transcrever aqui para os amigos o que tem neste folheto que não é grande.
“Você sabia que o nome de Jesus é uma forma latina do grego Iesous? Seu nome foi esquecido (Jeremias 11,19)
Muitos estão pensando que o nome hebraico IERROCHUÁ,é o mesmo que Jesus em português,estão enganados,o nome grego romano Jesus,em hebraico é Yesus,a sociedade bíblica do Brasil,confirma que o nome Jesus,não se deriva de IERROCHUÁ.
Veja o significado do nome de Jesus em hebraico:
YE= CAVALO
A palavra SUS em latim,significa:PORCO
Já em hebraico IERROCHUÁ significa Yah é salvação”
Gostaria de saber se o que tem neste folheto é verdade ou mentira. Desde já agradeço a ajuda dos amigos!
AMDG (Edgar)

Caro Edgar,

Que a paz e a graça de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja conosco!

Agradecemos seu contato e a confiança em nosso apostolado. Lembre-se de nós em suas orações.

O que tem neste folheto é mentira. Provavelmente, seja um folheto propagado pela seita protestante “Testemunhas de IERROCHUA”

O nome latino IESUS é a transliteração do grego IESOUS, que por sua vez é a transliteração do termo hebraico na forma abreviada YESHUA. Em português temos JESUS.

Os argumentos desse panfleto não têm fundamento, valendo-se de jogo de palavras e combinações para descaracterizar o nome de Jesus.

“Jesus quer dizer, em hebraico, “Deus salva”. No momento da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade e missão. Uma vez que “só Deus pode perdoar os pecados” (Mc 2,7), é Ele que, em Jesus, seu Filho eterno feito homem, “salvará seu povo dos pecados” (Mt 1,21). Em Jesus, portanto, Deus recapitula toda a sua história de salvação em favor dos homens. (…) O nome de Jesus significa que o próprio nome de Deus está presente na pessoa de seu Filho feito homem para a redenção universal e definitiva dos pecados. E o único nome divino que traz a salvação e a partir de agora pode ser invocado por todos, pois se uniu a todos os homens pela Encarnação, de sorte que “não existe debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12 ).” (CIC § 430; 432)

Veja também  O que mais Jesus fez durante o seu terceiro ano de ministério?

In caritate Christi,
Leandro


Livros recomendados

Credo do Povo de DeusA Minha IgrejaEu Rezei por Ti





About the author

Veritatis Splendor