Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre os cátaros

Caros irmão do Veritatis, Salve Jesus e Maria!

Recentemente estava discutindo com meu professor de História sobre o questionável e polêmico livro de Dan Brown “O Código da Vinci”. Ele estava baseando seus argumentos acerca da Igreja na citada obra; mas, após um grande debate e levantamento de vários dados, creio que o convenci de que o livro não passa de ficção e que não há verdade história no que a obra teoriza. Ele, contudo, citou um movimento que, segundo me disse, foi reprimido pela Santa Inquisição denominado “movimento dos cátaros”,  que cultuava Maria Madalena -ou Maria de Magdala como alguns dizem. Não tenho conhecimento sobre tal movimento e gostaria que vocês me esclarecessem sobre esse fato para que possa cada vez mais viver e defender nossa Santa Fé. Muito obrigado.

Pax Christi.

Vitor.


Prezado Vitor, a Santa Paz!

Primeiramente quero parabenizá-lo por ter enfrentado seu “professor”. Você agiu com a bravura que deve sempre estar presente no espírito de um católico, que não deve se calar diante das mentiras que se dizem contra a Santa Igreja. Aliás, você foi fiel ao célebre ensinamento do Papa S. Félix: “Não combater o erro é corroborar com ele. Não defender a Verdade é suprimi-la”. Que outros católicos sigam seu exemplo e não sejam covardes em defender a Verdade!

Infelizmente o domínio da desinformação está bem engendrado nas escolas e nos veículos de comunicação. Quantas idiotices e mentiras lemos nas Revistas Especializadas “Super Interessante” da vida?

Note que lástima: seu “professor de História” é na verdade um Professor de Estória. Sabe a diferença entre História para Estória? História se ocupa no relato e estudo dos fatos e realidades reais, isto é, que realmente aconteceram no curso da vida humana. Estória são fábulas. Como um Professor de História pode usar um romance para ensinar sobre fatos reais. Este camarada está prestando um desserviço aos seus alunos.

Veja também  Casais que usam contraceptivos podem comungar?

E você pensa que isso vem de agora? Que nada… os “Dan Brown” de “antigamente” foram os Voltaire, Maquiavel entre outros… E suas obras não acabaram virando fonte histórica?

É como eu digo: a Verdade só tem uma face, a Mentira várias.

Pelo que consta os cátaros não idolatravam Maria Madelena. Muito pouco provável que lhe redessem qualquer tipo de culto, até mesmo de dulia (venerar), já que eram contra toda venereção ao Santos.

Para maiores informações sobre os cátaros recomendo ler uma matéria sobre eles na “Pergunta e Responderemos” (1) e um outro artigo nosso (2).

Em Cristo Jesus,

Prof. Alessandro Lima.

Notas

(1) BETTENCOURT, D. Estêvão. Revista Pergunte e Responderemos: Os Cátaros quem eram? Disponível em http://www.veritatis.com.br/pr/2002/pr47931.htm.

(2) Pe. W. Devivier, SJ. Apostolado Veritatis Splendor: A HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/3340. Desde 10/10/2005.


Livros recomendados

A Paixão de Cristo Segundo o CirurgiãoComo ser um bom paiImitação de Cristo





About the author

Veritatis Splendor