Espaço do Leitor

Leitor pergunta sobre os cátaros

Caros Irmãos

Gostaria de uma opinião sincera sobre os Cátaros.

Vi a página http://www.vidhya-virtual.com/vidhya4/cataros.htm e pergunto: O que foi feito com eles e sua discriminação foi um erro da nossa Igreja?

Sabemos que incorremos em muitos erros na história. Esse foi uim deles?

Forte sincero e fraterno abraço,

Elias


Caríssimo sr. Elias, estimado em Cristo,

Agradecemos sua mensagem.

1. A Igreja nunca cometeu erros. Quem erra são os filhos da Igreja, não a Igreja, dado que ela é a Esposa de Cristo, seu Corpo Místico, una, santa, católica e apostólica, nunca pecadora.

Tanto é assim que o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros dos filhos da Igreja, dos membros da Igreja, não da Igreja em si.

2. Sobre os cátaros. Trata-se de uma heresia gnóstica, maniqueísta. Para eles, o espiritual era bom e o material era mau. O dualismo se fazia presente em sua doutrina, de modo que cometiam suicídio coletivo (para se libertarem da carne má), e instigavam a essa prática muitos católicos. Promoviam o aborto, assassinatos, pilhagem de aldeias católicas. Eram um caso de política.

Enquanto a Igreja teve que lidar com heresias que usavam de idéias para se propagar, foi com o debate que usou sua autoridade. Todavia, os cátaros, notadamente os chamados albigenses, eram violentos e deveriam ser enfrentados com rigor. Em uma primeira análise, caberia ao Estado debelá-los. Julgamentos injustos e interesses políticos, entretanto, forçaram a que uma instituição com mais honestidade inverviesse no assunto, a Igreja, ainda mais quando tinha ela não só o peso de sua autoridade espiritual como um justo desejo de extirpar o erro que tantas almas levava ao inferno (e corpos à morte).

Veja também  A Cristandade e as heresias

Para ler mais sobre o assunto, veja:

http://www.veritatis.com.br/article/3340

http://www.enciclopediacatolica.com/c/cataros.htm

http://www.enciclopediacatolica.com/a/albigenses.htm

http://www.newadvent.org/cathen/01267e.htm

http://www.carm.org/heresy/albigensis.htm

3. É certo que a Igreja não errou contra os cátaros, dado que ela não erra jamais. Seus filhos, sim, erram. Caberia a pergunta: erraram os filhos da Igreja contra os cátaros, então?

De modo geral, não. Combatê-los, inclusive mediante uma cruzada, e com a Inquisição, foi um acerto, foi algo meritório e necessário. A instituição da Inquisição, a organização de uma cruzada contra eles, e o combate sem tréguas a esses hereges violadores da paz pública, nunca pode ser, em si mesmo, considerado um erro.

Sem embargo, sabemos que todas as empresas humanas carregam a tendência ao pecado. Nesse sentido, é possível (e bastante provável) que excessos tenham sido cometidos durante a luta contra os cátaros. Esses erros, todavia, não podem ser imputados à Igreja, nem são erros da luta contra os cátaros em si mesma considerada. O abuso, dizemos, não tolhe o uso.

Espero ter respondido.

Em Cristo,


Livros recomendados

OrtodoxiaCredo, OImitação de Cristo





About the author

Veritatis Splendor