[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Aldo Rayol Handrade Rí.
Cidade/UF: Porto Real De Colégio – Alagoas.
Religião: Protestante Pentecostal

Mensagem
========

Revmª.
Valho-me deste para pedir-lhes alguns esclarecimentos, dentro da medida do possível, elucidações esta que verse sôbre se o Senhor era rico e/ou não, em minha humilde concepção Ele era e o é muito mais agora!
Em 2ª Coríntios: 8.9 diz-se claramente que Ele era [é] rico, mas dissimulou, tornou tênue o seu perfil “rico”!, e se fez pobre, embora não sendo pobre.
V.Revmª., pode me dar outro esclarecimento sobre este assunto?
Destarte, posto isto, diante de todo o exposto e nestes termos.
Att.
Aldo Rayol Handrade Rí.
Saudações a todos.

Prezado Aldo Rayol Handrade Rí

Agradecemos a sua visita ao nosso site Veritatis Splendor e a sua pergunta.

O senhor nos solicita uma explicação do versículo: “Conheceis de fato, a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo: sendo rico, fez-Se pobre por causa de vós, para que vos tornásseis ricos pela Sua pobreza.” [2Cor 8,9] (cf. [1])

Eis a explicação de 2Cor 8,9, a seguir:

“Jesus Cristo é o exemplo completo de desprendimento e de generosidade. O Senhor, sendo Deus, não necessitou de nada, pela Sua Encarnação despojou-se livremente da glória de sua divindade (cf. Fl 2,6s), e passou pobremente a Sua vida na Terra – desde o Seu nascimento cheio de pobreza em Belém até a Sua morte na Cruz – desprovido por vezes inclusivamente do mais necessário (cf. Lc 9, 58).” (cf. [1]).

“Se não podeis entender que a pobreza enriquece, representai-vos Jesus Cristo – comenta São João Crisóstomo – e em seguida dissipar-se-ão as vossas dúvidas. Com efeito, se Jesus Cristo não se tivesse feito pobre, os homens não teriam podido ser enriquecidos. Essas riquezas inefáveis, que por um milagre incompreensível para os homens encontrou a sua fonte na pobreza, são: o conhecimento de Deus e da verdadeira virtude, a libertação do pecado, a justiça, a santidade, e outros mil benefícios que Jesus Cristo já nos concedeu e que nos concederá ainda. Tudo isto veio a nós pelo canal da pobreza, ou seja, porque Jesus Cristo Se revestiu da nossa carne, Se fez homem, sofreu tudo o que sabemos, ainda que Ele não fosse, como o somos nós, devedor da pena e dos sofrimentos” (Homilias de São João Crisóstomo sobre a segunda epístola aos Coríntios). (cf. [1]).

Espero que a resposta tenha sido útil. Que Deus o abençoe.

Atenciosamente

Renato Colonna Rosman

Veritatis Splendor – https://www.veritatis.com.br

_______________________________________

Referência:
[1]: 2Cor 8,9, Bíblia Sagrada, Volume II, Novo Testamento, Atos dos Apóstolos, Epístolas de São Paulo (1), Edições Theológica Braga, Portugal, 1990, traduzida por vários autores portugueses para Editorial Universus e anotada pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra, Barañain-Pamplona, Espanha, cf. comentário 9, páginas 1030 e 1031.

Facebook Comments

Livros recomendados

Onde está o meu Deus?Religião sob suspeita, AOs anjos na vida dos santos