Nome do leitor: Francisco Silva de Castro
Cidade/UF: Cascavel/CE
Religião: Cristã
Confissão: Católica Rito Ocidental

Mensagem
========

É possível a missa no novo rito Romano Versus Deum e em português? Creio que no Brasil não há paroquia que o faça. Ate porque os altares estão longe da parede e fica um espaço enorme entre o padre e o altar. Ate a missa em latim no rito trindentino , aqui em Fortaleza é celebrada Versus povo.  Seria bom divulgar se a pratica da missa versus Deum está se ampliando no Brasil. Obrigado.
 
Caro Francisco, salve Maria Santíssima!
 
Sua pergunta é assaz interessante. E a resposta é simples. Sim, é possível celebrar versus Deum na Forma Ordinária do Rito Romano (estipulada pelo Novus Ordo Missae de Paulo VI), tanto em latim quanto em português. O missal, inclusive, parte do pressuposto que o padre assim o celebra. Podemos dizer que é a maneira natural de celebrá-lo. Infelizmente, o versus Deum caiu em desuso, mas é plenamente permitido em qualquer forma do Rito Romano. Alguns podem não saber, mas o versus populum também é permitido (e sempre foi, não é uma novidade do Concílio Vaticano II) na forma extraordinária (segundo o Ordo Missae tridentino). 
 
Uma maneira de chegar próximo ao versus Deum, mantendo o versus populum, é celebrar usando o "arranjo beneditino" que consiste em colocar seis candelabros com velas e um crucifixo na frente do altar, estando o cristo crucificado voltado para o sacerdote, o que retoma a idéia do sacrifício oferecido a Deus, sem ferir suscetibilidades, enquanto há tempo para fazer a catequese adequada.
 
 

Facebook Comments