Espaço do Leitor Respostas a Leitores (por Jaime Francisco de Moura)

Leitor questiona sobre a seita “Pró-Vida”

Saudações. Por favor, gostaria de ser esclarecido caso vocês tenham informações a respeito de uma instituição chamada “Pró Vida”, fundada por um médico e filósofo: Dr. Celso Charuri. Poderia esta instituição estar incluída no segmento de seitas, já que ela diz que seus membros devem estar ligados a uma interação cósmica ou coisa que o valha? Agradeço desde já as informações que puderem me disponibilizar (Alcindo).

Caríssimo Alcindo!

Em primeiro ligar gostaria de agradecer por mandar um questionamento que talvez muitos nunca tenham ouvido falar.

De imediato posso lhe assegurar que esta instituição é uma grande seita, pois vai contra todos os ensinos de Nosso Senhor Jesus Cristo deixado a sua Igreja.

Em segundo lugar é necessário entender o que está por trás desta enganosa ideologia. Vejamos então!

O movimento “Pró-Vida Integração Cósmica”, fundada pelo Dr. Celso Charuri, utiliza meios tradicionais de desenvolvimento mental, encontrados nas culturas das mais antigas Civilizações do Egito, da Índia, dos Celtas…

Esta ideologia sugere que o homem esteja envolvido numa rede de forças, que ele deve saber aproveitar: “A mente utiliza o seu cérebro como um verdadeiro computador e se ligará por canais competentes às mágicas forças cósmicas (integração), por intermédio do Eu Maior”.

Mas, que “mágicas forças cósmicas” são essas? E qual é o “Eu Maior”? O Dr. Celso Charuri recomenda as pirâmides: “faça os exercícios de preferência utilizando pirâmides; estude sobre pirâmide e você encontrará maravilhas” (Apostila para Treinamento).

As pirâmides são algo muito discutido; supõem energias mágicas no mundo que poderiam ser captadas pela disposição geométrica das mesmas. Há muita ilusão e engano a respeito de pirâmides, como já foi mostrado pela ciência.

Para construir um mundo melhor, com homens justos e retos, não há necessidade de teoria novas, pois o Evangelho prega esse ideal e oferece recursos que deram origem à civilização Ocidental, produzindo milhares e milhares de heróis, Santos e Santas.

Nenhum sistema de integração cósmica, baseado unicamente nas capacidades do homem, atingirá sua meta. Para o conseguir, requerem-se a oração do homem e a graça ou o dom de Deus.

Um grande abraço e que Deus o ilimune sempre

Facebook Comments

Livros recomendados

Chesterton – AutobiografiaOrtodoxia (2a edição)A Guerra dos Cristeros

About the author

Católico Porque...

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.