Espaço do Leitor Respostas a Leitores (por Carlos Martins Nabeto)

Leitora católica quer se casar com separado casado na igreja protestante

Olá, A Paz de Jesus!
Sou Católica, Batizada, Crismada mas infelizmente afastada da Eucaristia. Estou com uma grande dúvida, dúvida essa que está me afastado cada vez mais da Igreja… namoro com um rapaz separado que foi casado na igrja protestante. Será que poderei casar na igreja católica. No aguardo. (Anônimo)

Prezada,

Pax Christi!

Antes de mais nada, pedimos desculpas pela demora. Diariamente recebemos dezenas de e-mails e como somos poucos para responder, quase nunca é possível oferecer uma resposta imediata.

Como já foi abordado em outros artigos deste Apostolado (http://www.veritatis.com.br/article/4095, http://www.veritatis.com.br/article/4104 etc.), o matrimônio entre protestantes pode ser válido, dependendo das circunstâncias, mesmo quando estes, em suas respectivas igrejas, não o admitam como Sacramento.

Com efeito, para que você – batizada e solteira – possa contrair um matrimônio válido com seu namorado – batizado e casado numa igreja protestante – será necessário, muito provavelmente, que ele primeiro submeta o seu caso em particular à apreciação de um Tribunal Eclesiástico.

Sugerimos, assim, que ele procure, o quanto antes, o Vigário Judicial da Diocese, a fim de expor os detalhes de seu caso concreto, para que, assim, possa receber todas as instruções e orientações que deverão ser seguidas para que vocês, futuramente, possam contrair matrimônio válido perante a Igreja.

Para outras dúvidas relativas à validade do matrimônio, por favor acesse a nossa área de Direito Canônico (http://www.veritatis.com.br/area/8), mais especificamente os temas “Direito Matrimonial Canônico” e “Direito Processual Canônico”).

[]s,
Que Deus a abençoe!


Livros recomendados

Maria, a mãe de JesusA Ascensão das UniversidadesComo Aproveitar os Defeitos Alheios





Veja também  Leitor indaga sobre publicações antipetistas

About the author

Católico Porque...