[Leitor autorizou a publicação de seu nome no site] Nome do leitor: Maria Auxiliadora da Cunha
Cidade/UF: São Paulo
Religião: Católica

Senhores,

Estou escrevendo um artigo para o Jornal de minha Paróquia e preciso do significado correto da palavra “Presbítero”, não sei se a que tenho está correta:  “Presbítero quer dizer ancião, o mais velho, aquele que tem a sabedoria da última palavra, aquele que ensina.”

Cientes da atenção de V.Sªs, desde já agradeço.

Atenciosamente

Auxiliadora

Cara Auxiliadora,

Segundo o dicionário Aurélio, presbítero significa:

1. Sacerdote, padre.

2. Superintendente da Igreja protestante; bispo, ancião.

A palavra vem do grego presbyteros, que significa ‘mais velho’. Chegou ao português através da forma em latim presbyteru. De fato, o elemento “presbi-“, que em grego é “presbys”, significa “velho” ou “ancião”.

Não é incorreto, portanto,  utilizar a palavra presbítero para designar “ancião” ou “mais velho” de modo geral, pois encontramos esse significado na raiz grega da palavra. Porém, deve-se evitar sua utilização neste sentido em órgãos de informação para o grande público, pela possibilidade de confusão com o significado mais comum e atual da palavra, a saber: padre ou sacerdote, ou seja, um dos graus de Ordenação católica, juntamente com o diaconato (diácono) e o episcopado (bispo).

Por outro lado, historicamente, o termo “presbítero” começou a ser utilizado para designar o sacerdote por causa do significado de “ancião”. De fato, “ancião”, ou “mais velho” é aquele que tem sabedoria e autoridade para ensinar. Assim, passou-se a designar de presbíteros (anciãos) os consagrados pelo sacramento da Ordem. Se a intenção for mostrar a origem da palavra e a razão dos padres serem chamados de presbíteros, então é isso mesmo.

Esperamos ter-lhe ajudado. Reze por nós.

Em Cristo,

Daniel Pinheiro

Facebook Comments

Livros recomendados

A Lenda de João, o AssinaladoA Selva – Sobre o SacerdócioRetorno e Saída