Respostas Católicas

Mais do que sete sacramentos?

– Eu ouvi um padre dizer que a Igreja pode mudar, como já mudou, o número dos sacramentos. Ele disse que houve um tempo em que existiram mais do que os sete que conhecemos hoje. Isto é verdade? (Anônimo)

Sim e não. Depende da forma como você emprega o termo “sacramentos”.

Os Concílios de Lião (1274) e Florença (1438-1445) ensinaram que existem apenas 7 sacramentos, exatamente aqueles que conhecemos hoje. O Concílio de Trento reiterou este ensinamento em resposta à rejeição protestante quanto a alguns sacramentos.

Portanto, conforme os últimos sete séculos, podemos dizer que existem exatamente 7 sacramentos.

Porém, o conceito de sacramento foi insuficientemente desenvolvido pela Igreja primitiva e houve debates sobre quais rituais e práticas cristãs deveriam ser chamados “sacramentos”. Às vezes o termo foi usado pelos Padres para apontar práticas que hoje chamaríamos de “sacramentais”. Outras vezes seu emprego foi mais amplo, de modo que qualquer coisa que tivesse um simbolismo cristão era chamado “sacramento”.

Por que esta multiplicidade de definições? Porque ainda não tinham atingido um consenso sobre o que a palavra “sacramento” significaria. Como resultado, muitas coisas eram chamadas “sacramentos” na Igreja primitiva e, posteriormente, não foram identificadas como tais.

Atualmente vemos alguns promoverem o antigo costume: alguns teólogos usam o termo em um sentido amplo; lógico que isto pode confundir.

O problema é a falta de distinção: alguns poucos escritores colocam os 7 sacramentos tradicionais ao lado de meros sacramentais ou meros “sinais” e o adjetivo “meros” sugere que tal idéia seja também aplicada aos 7 sacramentos.

Facebook Comments

Livros recomendados

O Evangelho de São Mateus – Cadernos de Estudo BíblicoA Carta de São Paulo aos RomanosOrtodoxia (2a edição)

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.