Maria na reforma protestante

              No século XVI surge a Reforma Protestante. Os Reformadores conservaram muitos pontos da tradição Mariana; pontos que as gerações seguintes foram pondo de lado.

                Lutero, por exemplo, não negou a virgindade perpétua de Maria, mas julgava que ninguém está obrigado a aceitá-la como artigo de fé. Não hesitava em dizer que a expressão ?irmãos de Jesus? deve ser entendida no sentido semita; este atribuía a irmãos o significado de ?parente, familiar?; para o confirmar, Lutero apelava para a significação ampla da palavra grega adelphoi na tradução dos LXX.

                Lutero também admitia a imaculada conceição de Maria, devida à prévia aplicação dos méritos de Cristo. Quanto a Assunção corporal, o reformador não ousava professá-la explicitamente, mas não excluía que o corpo de Maria tenha sido levado pelos anjos dos céus. No calendário Luterano ficaram três festas Marianas, que têm base no Novo Testamento e estão muito ligadas a Cristo: a Anunciação ou festa da Encarnação, a Visitação de Maria a Isabel ou festa da vinda de Cristo, e a Purificação de Maria aos quarenta dias após o parto, também tida como festa da Apresentação de Jesus no Templo.

                Calvino, em alguns aspectos, foi mais radical. Suprimiu as festas Marianas, aceita o título ?Mãe de Deus? definido pelo Concílio de Éfeso em 431 mas prefere a expressão ?Mãe de Cristo?. Sustenta a perpétua virgindade de Maria, afirmando que ?os irmãos de Jesus? citados em (Mateus 13,55) não são filhos de Maria, e sim parentes. Professar o contrário, segundo Calvino, significa ?ignorância?, louca sutileza e ?abuso da Sagrada Escritura?.

                Zuínglio, o reformador em Zurich, conservou três festas Marianas e a recitação da Ave Maria durante o culto sagrado.

                É interessante notar que Lutero, Calvino e Zuínglio, autores da Reforma protestante no século XVI, deixaram belas expressões de estima e louvor a Maria Santíssima.

                Martinho Lutero em seu comentário sobre o Magnificat (Lucas 1,46-55) escreve: ?Ó bem-aventurada Mãe, Virgem digníssima, recorda-te de nós e obtém que também em nós o Senhor faça essas grandes coisas?.

                Ao referir-se a (Mateus 1,25) observa: ?Destas palavras não se pode concluir que, após o parto, Maria tenha tido consórcio conjugal. Não se deve crer nem dizer isto? (Obras de Lutero, edição Weimar, tomo 11 pg 323).

                Disse ainda: ?Os irmãos de Jesus, mencionados no Evangelho, são parentes do Senhor? (Edição Weimar, tomo 46 pg 723, Tischreden 5, nº 5839). O Reformador prometia cem moedas de ouro a quem lhe provasse que a palavra almah em (Isaías 7,14) não significa virgem (Edição Weimar, tomo 53, pg 640)

                No fim de sua vida, aos 17/01/1546, Lutero exclamou num sermão muito agitado: ?Não se deve adorar somente a Cristo? Mas não se deve honrar também a Santa Mãe de Deus? Esta é a mulher que esmagou a cabeça da serpente. Ouve-nos, pois o Filho te honra; Ele nada te nega?. Vê-se que até os últimos dias Lutero guardou devoção à Maria.

                No tocante às imagens, Lutero não as proibia; afirmava que as proibições feitas no Antigo Testamento não afetavam os Cristãos ( Edição Weimar, tomo 7 pg 440-445).  Considerava as imagens como a Bíblia dos pobres e iletrados.

Sobre a virgindade de Maria

                Os Artigos da ?doutrina Cristã? elaborados por Lutero em 1537 professam:

                ?O Filho de Deus faz-se homem, de modo a ser concebido do Espírito Santo sem o concurso de varão e a nascer de Maria pura, Santa e sempre virgem?.

                Calvino publicou em 1542 o ?Catecismo da Igreja de Genebra?, onde se lê:

                ?O Filho de Deus foi formado no seio da Virgem Maria…Isto aconteceu por ação milagrosa do Espírito Santo sem consórcio de varão?.

                Zwingli por sua vez, escreveu:?Firmemente creio, segundo as palavras do Evangelho, que Maria, como virgem pura, nos gerou o Filho de Deus e que no parto e após o parto permaneceu para sempre virgem pura e íntegra? (Corpus Reformatorum: Zwingli Opera 1 424).

                Declarou ainda: ?Estimo grandemente a Mãe de Deus, a virgem Maria perpetuamente casta e imaculada? (ZO 2,189).

                Os ?irmãos do Senhor? eram, para Zwínglio, ?os amigos do Senhor? (ZO 1,401).

                Podemos observar que até mesmo o Corão de Maomé, que reproduz certas proposições do Cristianismo, professa a virgindade de Maria (cf. Sura 19).

Outras palavras dos Reformadores

                Amman, discípulo e contemporâneo de Zwínglio, declarou: ?Maria foi preservada de toda mancha e culpa do pecado original, do pecado mortal e do pecado atual?.

                Heinrich Bullinger, sucessor de Zwínglio, testemunhou: ?Cremos que o corpo puríssimo da Virgem Maria, Mãe de Deus e templo do Espírito Santo…foi levado pelos anjos ao céu?.

                Lutero escreveu: ?Não há honra, nem beatitude, que sequer se aproxime por sua elevação da incomparável prerrogativa superior a todas as outras, de ser a única pessoa humana que teve um filho em comum com o Pai Celeste?. (Deustsche Schriften, 14,250).

                Calvino escreveu: ?Não podemos reconhecer as bençãos que nos trouxe Jesus, sem reconhecer ao mesmo tempo quão imensamente Deus honrou e enriqueceu Maria, ao escolhê-la para ser mãe de Deus”.(Comm.Sur I`harm.Evang.20)

                Zwínglio: ?Quanto mais crescem a honra e o amor de Cristo entre os homens, tanto mais crescem também a estima e a honra de Maria, que gerou para nós um tão grande e propício Senhor e Redentor? (ZO 1,427s).

Conclusão

                Como se vê, os mestres da Reforma foram muito mais fiéis a Maria do que seus discípulos. Estes testemunhos, aos quais outros se poderiam acrescentar, dão suficientemente a ver como a crença em Maria ocupa lugar eminente no conjunto das verdades que a fé cristã sempre professou.

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