Respostas Católicas

Maria não podia ter pecado para que pudesse conferir uma natureza humana sem pecado a cristo?

– Não consigo entender a afirmação de que Maria não podia ter pecado para que pudesse conferir uma natureza humana sem pecado a Cristo. (Anônimo)

A certeza de que Maria não possui pecado deriva do fato de que ela é o recipiente humano a partir do qual o próprio Deus se fez homem. Foi a partir da carne de Maria que Cristo recebeu a sua natureza humana.

Considerando que Cristo é Deus, é óbvio que Ele tomou sua humanidade a partir de uma natureza humana sem pecado, embora não fosse estritamente necessário que sua mãe fosse sem pecado para que Ele recebesse dela uma natureza humana sem pecado. Afinal, Deus poderia ter feito isso de uma outra maneira.

Igualmente, não seria absolutamente necessário que Cristo nascesse de uma virgem. Ele poderia ter vindo ao mundo por outro meio. Aliás, o fato de que Maria era virgem e concebeu Cristo não vale muito a seu favor se comparado com a dignidade da criança que ela trouxe em seu ventre.

Com efeito (e finalmente), a Imaculada Conceição não vale muito a seu favor se comparado com a dignidade de seu Filho, apontando para quem Ele realmente é: o Deus encarnado.


Livros recomendados

Como Defender a Fé Sem Levantar a VozSócrates encontra HumeSócrates Encontra Kant





Veja também  Comentários aos títulos de nossa senhora na ladainha lauretana

About the author

Veritatis Splendor