José Miguel Arráiz

Martinho Lutero e a Carta de Tiago

Conta o célebre escritor G. K. Chesterton, convertido do Protestantismo à Fé Católica, que Martinho Lutero era propenso a ataques de fúria irracionais, durante um dos quais arrancou da Bíblia a Carta de Tiago. O próprio Lutero reconhece sua posição acerca dessa carta no Prólogo do Novo Testamento da sua Bíblia de setembro:

– “Deve-se distinguir entre livros e livros. Os melhores são o Evangelho de São João e as Cartas de São Paulo, especialmente a dos Romanos, Gálatas e Efésios, e a 1ª Carta de São Pedro; estes são os livros que te manifestam a Cristo e que te ensinam tudo o que precisas para a salvação, ainda que não conheças nenhum outro livro. A Carta de Tiago, diante destes [livros], nada mais é do que palha, pois não apresenta nenhum caráter evangélico” (Prólogo do Novo Testamento, de 1546. Bibel 6,10).

O motivo? O seguinte texto era para ele uma “mordida insuportável” por contradizer a sua doutrina de “salvação apenas pela fé” (“Sola Fide”):

– “DE QUE APROVEITARÁ, IRMÃOS, A ALGUÉM DIZER: ‘TENHO FÉ’, SE NÃO TIVER OBRAS? ACASO ESTA FÉ PODERÁ SALVÁ-LO? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem. Queres ver, ó homem vão, como a fé sem obras é estéril? Abraão, nosso pai, não foi justificado pelas obras, oferecendo o seu filho Isaac sobre o altar? Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus. Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? ASSIM COMO O CORPO SEM A ALMA É MORTO, ASSIM TAMBÉM A FÉ SEM OBRAS É MORTA” (Tiago 2,14-26).

Lutero não apenas rejeitava a Carta de Tiago como também Hebreus, Judas e o Apocalipse como parte integrante do Novo Testamento. Adivinhe por quê…


Livros recomendados

Catena Aurea – Vol. 2 – Evangelho de São Marcos1964 — O ELO PERDIDO – O Brasil nos arquivos do serviço secreto comunistaManual politicamente incorreto do comunismo






About the author

Católico Porque...