A paz de Jesus,

Gostaria de saber mais sobre a igreja vétero-católica www.igrejaveterocatolica.com.br. O que diz a igreja “una santa católica apostólica romana” a seu respeito?

Obs: É valida a eucaristia nessa igreja? Se observarmos bem no canto esquerdo do site na parte seções, tem fotos e imagens do “milagre eucarístico” ocorrido nesta igreja, onde a hóstia “sangrou”. gostaria de uma posição visto que nem conhecia essa “igreja”.

Fraternalmente,


Caríssimo senhor,

A Igreja Vétero Católica é um cisma da Igreja Católica Apostólica Romana. Por ocasião do Concílio Vaticano I, em que a infalibilidade do Romano Pontífice foi dogmaticamente definida, alguns clérigos, Bispos e leigos, sob a liderança de Johann Joseph Ignaz von Döllinger, entre outros, revoltaram-se, não a aceitando. Pretendem ser a verdadeira Igreja Católica, ao passo que nós, os católicos que aceitamos a infalibilidade papal, seríamos os cismáticos. Por isso o nome de “vétero-católicos”, “velhos católicos”, dado que sustentam preservar a antiga tradição católica – o que sabemos não ser verdade, dado que a infalibilidade, embora só definida como dogma no século XIX, sempre foi doutrina da Igreja.

Para mais aprofundamento sobre a infalibilidade, leia, por favor, os seguintes artigos:

https://www.veritatis.com.br/article/682

https://www.veritatis.com.br/article/3133

https://www.veritatis.com.br/article/1136

https://www.veritatis.com.br/article/3923

Por fim, o senhor indaga acerca da validade da Eucaristia nessa Igreja. A resposta não é definitiva, pois depende do válido recebimento das Ordens na Igreja Vétero Católica, i.e., da inserção de seus Bispos na Sucessão Apostólica. Certamente, nos primeiros anos e, talvez, nas primeiras décadas, as Ordens eram válidas, pois válidos Bispos fundaram essa Igreja e passaram as Ordens conforme a intenção da Igreja, conservando a matéria e a forma do sacramento. Contudo, os vétero-católicos aceitam a validade das Ordens anglicanas, e não poucos ministros do anglicanismo, inclusive “bispos”, ingressaram nessa Igreja sem que lhes fosse conferido o sacramento (pela presunção de que já o tinham). Assim, ao lado de válidos Bispos, temos outros inválidos, que, por sua vez, sagraram outros invalidamente. É preciso, pois, analisar caso a caso para saber se determinada pessoa é validamente ordenada por um Bispo validamente sagrado. Sendo positiva, sua Eucaristia é válida.

Entretanto, eles batizam validamente, dado que o ministro suficiente do Batismo é qualquer leigo, e usam a forma e a matéria corretas, tendo a intenção de fazer o que faz a Igreja.

Quanto ao milagre, ele não é verdadeiro. Milagre é uma operação sobrenatural para confirmar a legitimidade de uma mensagem. Ora, a mensagem dos vétero-católicos é falsa, não podendo, pois, ser milagre algo entre eles ocorrido. Pode ter sido uma fraude ou uma operação do demônio para confundir o povo.

Espero ter ajudado.

Em Cristo,

Facebook Comments

Livros recomendados

O capital: Livro 1 – O processo de produção do capital (Vol. 2)O Segredo de Maria (Cléofas)Os anjos na vida dos santos