A alegação de que o Papa seja o Anticristo tem sido parte da retórica anticatólica desde a Reforma Protestante, quando era necessário justificar o desejo dos reformadores protestantes de sair da Igreja Católica.

Assim, o Livro de Concórdia luterano declara: “O Papa é o Anticristo real que elevou a si mesmo e se definiu contra Cristo… Por conseguinte, assim como não podemos adorar o próprio diabo como nosso Senhor ou Deus, não podemos aceitar que seu apóstolo, o Papa ou o Anticristo, nos governe como nosso chefe ou senhor.” (Artigos de Esmalcalde 2:4:10,14).

A Confissão presbiteriana e anglicana de Westminster declara: “não há nenhum outro chefe da Igreja senão o Senhor Jesus Cristo; nem o Papa de Roma, em qualquer sentido, pode ser o chefe da mesma, mas é o Anticristo, o homem do pecado e o filho da perdição, que se exalta na igreja contra Cristo e tudo o que é considerado de Deus.” (25:6).

Cabe ao Papa fazer as profecias do Anticristo, alguns até afirmaram que “o templo de Deus” no qual o Anticristo finge ser Deus (2Ts 2:4) é o Vaticano.

Embora os Padres da Igreja especulassem sobre o Anticristo de várias maneiras, eles nunca costumavam concordar. Eles mostraram o templo para ser o templo judaico, reconstruído pelo Anticristo em Jerusalém. Em vez do bispo de Roma, os primeiros Padres identificaram o Anticristo com um oficial do governo — um rei chegando ao poder nas ruínas do Império Romano. Ele provavelmente seria judeu, possivelmente da tribo de Dã. E mais importante ainda, em vez de afirmar que o Papa fosse o vigário ou emissário de Jesus Cristo, ele afirmaria que Jesus não era o Cristo, mas que, ao contrário, ele mesmo fosse. Ele então seduziria muitos do povo judeu tentando satisfazer as aspirações políticas que eles mantinham pelo Messias. As citações a seguir ilustram tanto as diferentes ideias que eles tinham sobre o Anticristo e quão diferente era sua concepção da ideia antipapista que surgiu séculos mais tarde.

“O tempo todo da tua fé não te beneficiará a menos que tu sejas feito completo no último tempo. Porque nos últimos dias falsos profetas e corruptores serão multiplicados, e ovelhas transformar-se-ão em lobos… e então o enganador do mundo aparecerá, fingindo ser o Filho de Deus, e [ele] fará sinais e maravilhas, e a terra será entregue em suas mãos.” (Didaqué 16:3-4 [70 d.C.]).

Policarpo de Esmirna

“Todos que não confessam que Jesus Cristo veio na carne é um anticristo (1Jo 4:2-3; 2Jo 1:7); quem quer que não confesse o testemunho da cruz é do diabo; e quem quer que perverta os dizeres do Senhor por seus próprios desejos, e diz que não há nem ressurreição nem julgamento, esse tal é primogênito de Satã.” (Carta aos Filadelfienses 7:1 [135 d.C.]).

Irineu

“Mediante os eventos que ocorrerão no tempo do Anticristo, mostra-se que ele, sendo um apóstata e um ladrão, está ansioso para ser adorado como Deus, e que ainda que seja um mero escravo, ele deseja ser proclamado como rei. Porque ele, sendo revestido com todo o poder do diabo, não virá como um rei correto nem como um rei legítimo sujeito a Deus, mas como um ímpio, injusto e sem lei… colocando à parte ídolos para persuadir [os homens] de que ele próprio é Deus, elevando-se como o único ídolo… Ademais, [Paulo] também assinalou isso que mostrei de várias maneiras: que o templo em Jerusalém foi feito sob direção do verdadeiro Deus. Porque o próprio apóstolo, falando por si mesmo, o chamou distintamente de templo de Deus (2Ts 2:4)… no qual o inimigo sentar-se-á, empenhando-se para mostrar-se como Cristo.” (Contra as Heresias 5:25:1-2 [189 d.C.]).

“Além do mais, um outro perigo, de modo algum insignificante, surpreenderá aqueles que falsamente presumem saber o nome do Anticristo. Porque se estes homens assumem um [número] quando este [Anticristo] vir tendo um outro, serão facilmente levados por ele por supor que ele não fosse o imaginado… Portanto, é mais seguro, e menos perigoso, aguardar a realização da profecia do que fazer profecias e elencar quaisquer nomes que possam se apresentar, na medida em que muitos nomes podem ser encontrados possuindo o número mencionado, e afinal de contas a mesma questão permanecerá sem solução.” (idem, 5:30:2-3)

“Mas quando este Anticristo tiver devastado todas as coisas neste mundo, ele reinará por três anos e seis meses e se sentará no templo em Jerusalém, e então o Senhor virá do céu nas nuvens, na glória do Pai, enviando este homem e aqueles que o seguem ao lago de fogo.” (idem, 5:30:4)

Hipólito

“Ora, como nosso Senhor Jesus Cristo, que também é chamado de Deus, foi profetizado sob a figura de um leão por conta de sua majestade e glória, da mesma maneira as Escrituras também falarão de antemão do Anticristo como um leão por conta de sua tirania e violência. Porque o enganador procura assemelhar-se em todas as coisas ao Filho de Deus. Cristo é um leão, assim também o Anticristo é um leão. Cristo é um rei, assim também o Anticristo é um rei. O Salvador se manifestou como um cordeiro, assim também ele, de maneira semelhante, aparecerá como uma ovelha por fora, mas é um lobo por dentro. O Salvador veio ao mundo na circuncisão (isto é, a raça judaica), e ele virá da mesma maneira… O Salvador elevou-se e mostrou Seu corpo santo como um templo, e ele erguerá um templo de pedra em Jerusalém.” (O Anticristo 6 [200 d.C.])

“Com respeito ao Anticristo, encontramos escrito: “Dã é um leãozinho, e ele saltará de Basã” (Dt 33:22). Mas isso ninguém pode enganar supondo que este seja dito o Salvador; preste-se atenção cuidadosamente ao assunto. Dã, ele diz, é um leãozinho. E nomeando a tribo de Dã, ele declarou claramente a tribo da qual o Anticristo está destinado a surgir. Porque como Cristo surge da tribo de Judá, o Anticristo deve surgir da tribo de Dã. E que a hipótese permaneça de pé desta forma, vemos também pelas palavras de Jacó: “Dã será uma serpente no caminho, uma cobra na estrada, que morde a pata do cavalo e derruba o cavaleiro.” (Gn 49:17). O que é denotado pela serpente senão o Anticristo, o enganador que é mencionado no Gênesis (Gn 3:1), que enganou Eva e suplantou Adão? Na realidade, é da tribo de Dã, então, que o tirano e rei, aquele juiz terrível, aquele filho do diabo, está destinado a surgir e erguer-se.” (idem, 14)

“Ademais, acima de tudo ele amará a nação dos judeus. E com todos estes [judeus] ele operará sinais e maravilhas terríveis, maravilhas falsas e não verdadeiras, a fim de enganar seus semelhantes ímpios… E depois disso ele construirá o templo em Jerusalém e restaurá-lo-á rapidamente mais uma vez e dá-lo-á aos judeus.” (Discurso sobre o Fim do Mundo 23-25 [217 d.C.]).

Tertuliano

“O homem do pecado, o filho da perdição, que deve primeiro ser revelado antes da vinda do Senhor, que se opõe e se exalta sobre tudo o que é chamado de Deus ou que é adorado; e que há de sentar-se no templo de Deus e gabar-se de ser Deus… De fato, de acordo com a nossa visão, ele é o Anticristo; como nos é ensinado tanto nas profecias antigas como nas novas, e pelo apóstolo João, que diz que “muitos falsos profetas já saíram ao mundo”, os precursores do Anticristo, que nega que Cristo veio em carne, e que não reconhece Jesus, denotando Deus como o Criador.” (Contra Marcião 5:16 [210 d.C.]).

Cipriano de Cartago

“Se eles [os hereges] desejam paz, que eles deixem de lado seus braços. Se eles fazem expiação, por que eles ameaçam? Ou se eles ameaçam, que saibam que não são temidos pelos sacerdotes de Deus. Porque mesmo o Anticristo, quando ele começar a vir, não entrará na Igreja [ainda que] ele ameace; nem devemos nós nos submeter aos seus braços e violência, [mesmo que] ele declare que nos destruirá se resistirmos.” (Cartas 69[70]:3 [253 d.C.]).

“Não só o batismo é um, como o Espírito Santo é um e a Igreja, fundada por Cristo o Senhor sobre Pedro, por uma fonte e princípio de unidade, é também uma. Consequentemente, resulta que com eles [hereges e cismáticos] todas as coisas são fúteis e falsas, nada que eles tenham feito deveria ser aprovado por nós… E o abençoado apóstolo João também, guardando os mandamentos e preceitos do Senhor, colocou em sua epístola e disse ‘Vós ouvistes dizer que o Anticristo vem. Eis que já há muitos anticristos, por isto conhecemos que é a última hora.’ (1Jo 2:18) Portanto, nós que estamos com o Senhor e mantemos a unidade do Senhor, e de acordo com a sua condescendência administra o Seu sacerdócio na Igreja, devemos repudiar e rejeitar e julgar como profano qualquer coisa que os Seus adversários e anticristos façam; e àqueles que, surgindo do erro e maldade, reconheçam a verdadeira fé da única Igreja, nós devemos dar a verdade tanto de unidade quanto de fé, mediante todos os sacramentos da divina graça.” (idem, 54[69]:19)

“Como não pode haver nada em comum entre a falsidade e a verdade, a escuridão e a luz, a morte e a imortalidade, o Anticristo e Cristo, nós devemos por todos os meios manter a unidade da Igreja Católica e não ceder aos inimigos da fé e verdade sob qualquer circunstância. Nem devemos prescrever a forma do costume, mas dominar o costume contrário pela razão. Pois nem Pedro, a quem primeiro o Senhor escolheu e sobre quem Ele construiu a Sua Igreja… desprezou Paulo, porque ele anteriormente tinha sido um perseguidor da Igreja, mas admitiu o conselho de verdade [que Paulo deu]… fornecendo-nos, desta forma, uma ilustração tanto de concórdia quanto de paciência.” (idem, 70[71]:2-3).

Lactâncio

“Um rei surgirá da Síria, nascido de um espírito mau, aquele que derruba e destrói a raça humana, que destruirá aquilo deixado pelo primeiro mal, junto consigo mesmo… Mas aquele rei não será somente o mais desgraçado em si mesmo, mas será também um profeta de mentiras, e ele se constituirá e se denominará Deus, e ordenará que ele próprio seja adorado como o Filho de Deus e o poder será dado a ele para fazer sinais e maravilhas, com a visão pela qual ele poderá seduzir os homens a adorá-lo. Ele mandará fogo vir do céu para baixo e o sol parar e deixar seu curso, e uma imagem para falar, e estas coisas serão feitas pela sua palavra… Então ele tentará destruir o templo de Deus e perseguir as pessoas retas.” (Instituições Divinas 7:17 [307 d.C.]).

Cirilo de Jerusalém

“Este supracitado Anticristo está para vir quando os tempos do Império Romano tiverem sido cumpridos e o fim do mundo estiver chegando próximo. Erguer-se-ão juntamente dez reis dos romanos, reinando em diferentes partes, talvez, mas todos reinando ao mesmo tempo. Depois destes, haverá um décimo primeiro, o Anticristo, que pela habilidade má de sua mágica apoderar-se-á do poder romano. Dos reis que reinaram antes dele, haverá submissão (Dn 7:24), e os sete restantes ele terá como submissos a ele. Primeiramente, ele fingirá suavidade – como se ele fosse uma pessoa instruída e discreta – e sobriedade e amabilidade.” (Palestras Catequéticas 15:12 [350 d.C.]).

“Tendo iludido os judeus pelos falsos sinais e maravilhas de sua fraude mágica, até que eles acreditem que ele seja o Cristo esperado, ele será mais tarde caracterizado por todos os tipos de atos perversos de inumanidade e ilegalidade, como que ultrapassando todos os homens injustos e ímpios que tinham ido antes dele. Ele mostrará contra todos os homens, e especialmente contra nós cristãos, um espírito que é assassino e o mais cruel, impiedoso e astuto. Por três anos e seis meses somente ele será o perpetrador de tais coisas; e então ele será destruído pela segunda vinda gloriosa do céu do único Filho gerado de Deus, nosso Senhor e Salvador Jesus, o verdadeiro Cristo, que o destruirá com o hálito de Sua boca (2Ts 2:8), e entregá-lo-á ao fogo da Geena.” (idem.)

Agostinho

“Daniel profetiza sobre o último julgamento de um tal modo para indicar que o Anticristo primeiro virá e continuará sua destruição ao reino eterno dos santos. Como quando na visão profética ele viu quatro bestas, significando quatro reinos, e a quarta conquistada por um certo rei, que é reconhecido como Anticristo, e depois disso o reino eterno do Filho do Homem, isto é, de Cristo.” (A Cidade de Deus 20:19 [419 d.C.]).

Traduzido para o Veritatis Splendor por Marcos Zamith

Fonte: http://www.catholic.com/library/The_Antichrist.asp

Facebook Comments