Protestantismo

O evangelho protestante ou..o que os protestantes entenderam

Quantas vezes você já se deixou influenciar pelos protestantes, através da televisão, rádio, jornais, revistas, internet, etc., na sua leitura da Bíblia? Lendo este quadro comparativo, conte quantas vezes você se pegou entendendo o que está do lado direito ao invés do que está do lado esquerdo.

O que diz a Escritura O que os protestantes entenderam
Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:  Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos (Mt 19,16-17) Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? Disse-lhe Jesus:  Não há nada de bom que você possa fazer que lhe proporcione a vida eterna. Você deve me aceitar como seu Senhor e Salvador, somente pela fé. Nada do que você venha a fazer acrescentará alguma coisa à minha obra.
…Que retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal. (Rm 2,6-8) …Que retribuirá a cada um segundo a sua fé: a vida eterna aos que acreditaram na Sua obra na cruz. Mas ira e indignação aos que praticarem boas obras e penitências, pois agiram em vão, atrevendo-se a acrescentar alguma coisa ao sacrifício da cruz.
Eis o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. É nisto que reconhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu. (1 Jo 3,23-24) Eis o seu mandamento: que acrediteis no nome do seu Filho Jesus Cristo. Quem crê nele permanece em Deus e Deus nele.
Porque julgamos que o homem é justificado pela fé, sem as observâncias da lei. (Rm 3,28) Porque julgamos que o homem é julgado somente pela fé, sem a observância da lei.
Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. (1 Cor 13,2) Se eu tiver fé ao ponto de remover montanhas, isto me renderá a vida eterna, pois é tudo que necessito para ser salvo.
Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a caridade. (1 Cor 13,13) Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade – as três. Porém, a maior delas é a fé.
Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade. (Gl 5,6) Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas o que é somente a fé.
Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo, porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo (Gl 3,25-27) Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo, porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. Todos vós que tiverem crido em Cristo, vos revestistes de Cristo.
Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência. Porque é Deus quem, segundo o seu beneplácito, realiza em vós o querer e o executar. (Fl 2,12-13) Não tentem trabalhar com temor e tremor na vossa salvação, pois ela assim não será alcançada. Pois basta confiar em Deus, que realiza em vós o querer e o executar.
Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé? Do mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela justificada pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta. (Tg 2,22-26) Vês que as suas obras provaram sua fé. Assim se cumpriu a Escritura, que diz: Abraão creu em Deus e isto lhe foi tido em conta de justiça, e foi chamado amigo de Deus (Gn 15,6). Vês que a pessoa não é justificada pelas obras, mas somente pela fé. Deste mesmo modo Raab, a meretriz, não foi ela defendida pelas obras, por ter recebido os mensageiros e os ter feito sair por outro caminho? A fé anulada pelas obras é morta.
Por estes motivos, esforçai-vos quanto possível por unir à vossa fé a virtude, à virtude a ciência, à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade, à piedade o amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade. (2 Pd 1,5-7) Por estes motivos, esforçai-vos quanto possível por não acrescentar nada à vossa fé, pois a obra de Cristo está findada e é suficiente, e não são necessárias ações humanas.
Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos. (1 Jo 5,3) Eis o amor de Deus: que tenhamos fé nele e que não acrescentemos as obras à fé.
Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que praticaram o bem irão para a ressurreição da vida, e aqueles que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados. (Jo 5,28-29) Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que se acham nos sepulcros sairão deles ao som de sua voz: os que tiverem crido em Cristo irão para a ressurreição da vida, e aqueles que não creram nele ressuscitarão para serem condenados.
Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água. Esta água prefigurava o batismo de agora, que vos salva também a vós (1 Pd 3,20-21) Deus aguardava com paciência, enquanto se edificava a arca, na qual poucas pessoas, isto é, apenas oito se salvaram através da água. Esta água prefigurava a vossa fé de agora, que agora vos salva.
O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. (Rm 8,16-17) O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que tenhamos fé nele, para que também com ele sejamos glorificados.
Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. (Jo 3,5) Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do líquido amniótico e não tiver recebido o Espírito Santo depois de ter tido fé não poderá entrar no Reino de Deus.
Assim, eu corro, mas não sem rumo certo. Dou golpes, mas não no ar. Ao contrário, castigo o meu corpo e o mantenho em servidão, de medo de vir eu mesmo a ser excluído depois de eu ter pregado aos outros. (1 Cor 9,26-27) Assim, eu não corro, nem dou golpes em meu corpo, como se precisasse trabalhar par minha salvação. Eu preservo meu corpo porque ele é o templo do Espírito Santo, e porque nada pode me separar de Cristo. 
Continuando o caminho, encontraram água. Disse então o eunuco: Eis aí a água. Que impede que eu seja batizado? Filipe respondeu: Se crês de todo o coração, podes sê-lo. Eu creio, disse ele, que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou o eunuco.(At 8,34-38) Continuando o caminho, encontraram água. disse então o eunuco: Eis aí água. Que impede que eu seja batizado? Felipe respondeu: O batismo é somente um simbolismo, uma confissão pública de nossa fé, e aqui não há ninguém para ver. Vamos à cidade encontrar um igreja, então procederemos o batismo diante de todos os irmãos.
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor.(Rm 8,35.37.39) Quem nos separará do amor de Cristo? A mentira? A blasfêmia? O adultério? O furto? O assassinato? O alcoolismo? O homossexualismo? Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. Nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus nosso Senhor, mesmo que nos rebelemos ou apostatemos.
Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei. Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei; eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente. Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo. (Rm 2,13-16) Porque diante de Deus não são justos os que praticam a lei, mas serão tidos por justos os que tiverem somente fé. Os pagãos, que não têm a lei, fazendo naturalmente as coisas que são da lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei; eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciência, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente. Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo. Pois mesmo que tenham obedecido a esta lei, não tiveram fé em Jesus Cristo.
Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.(1 Tm 3,15) Todavia, se eu tardar, quero que saibas como deves portar-se na casa de Deus: seguindo as Escrituras, coluna e sustentáculo da verdade.
Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada. Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente. Pois o linho são as boas obras dos santos.(Ap 19,7-8) Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada. Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente. Pois o linho é a justiça de Cristo.
Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. (Mt 7,21) Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas sim aquele que tiver fé em mim.
Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha. (Mt 7,24-25) Aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e acredita nelas é semelhante a um homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, sopraram os ventos e investiram contra aquela casa; ela, porém, não caiu, porque estava edificada na rocha, isto é, a fé em mim.
Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação. Esta é a razão por que entre vós há muitos adoentados e fracos, e muitos mortos. (1 Cor 11,27-30) Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice de forma sacramental será culpável do corpo e sangue do Senhor. Que cada um examine sua fé, e assim coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o simbolismo, como e bebe a sua própria condenação. Por esta razão muitos ficam confusos, e acabam indo para a Igreja Católica 🙂
O cálice de bênção, que benzemos, não é a comunhão do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é a comunhão do corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós comungamos do mesmo pão. (1 Cor 10,16-17) O cálice de bênção, que benzemos, não é o símbolo do sangue de Cristo? E o pão, que partimos, não é o símbolo do corpo de Cristo? Uma vez que há uma única bíblia, nós, embora sendo muitos, formamos um só corpo, porque todos nós lemos a mesma bíblia
Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo, judeus ou gregos, escravos ou livres; e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo?Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitos membros, mas um só corpo. O olho não pode dizer à mão: Eu não preciso de ti; nem a cabeça aos pés: Não necessito de vós.(1 Cor 12,13-16.18-21) Por certas doutrinas centrais que o cristão deve crer, todos formamos um só corpo, batistas, presbiterianos, denominacionais e não-denominacionais (com exceção da Igreja Católica Romana); e todos fomos impregnados do mesmo Espírito. Assim o corpo não consiste em um só membro, mas em muitos. Se o pé dissesse: Eu não sou a mão; por isso, não sou do corpo, acaso deixaria ele de ser do corpo? E se a orelha dissesse: Eu não sou o olho; por isso, não sou do corpo, deixaria ela de ser do corpo? Mas Deus dispôs no corpo cada um dos membros como lhe aprouve. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Há, pois, muitas denominações, mas uma só igreja espiritual. Aos que morreram no Senhor devemos dizer: Não precisamos mais de ti.
Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e sim em boas obras, como convém a mulheres que professam a piedade. (1 Tm 2,9-10) Do mesmo modo, quero que as mulheres usem trajes honestos, ataviando-se com sobriedade. Seus enfeites consistam em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo, e ainda com uma firme fé, como convém a mulheres que professam a piedade.
Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos. (Ef 6,18) Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos, exceto os que já morreram, pois não haverá benefício para estes.
Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos; porque todos vivem para ele. (Lc 20,38) Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.
Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro. (Mt 12,32) Todo o que tiver falado contra o Filho do Homem será perdoado. Se, porém, falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste século nem no século vindouro, mesmo se este século vindouro existisse.
Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro (Ex 25,18) Não farás dois querubins de ouro; nem os farás de ouro batido para colocar nas duas extremidades da tampa porque eu proibi todas as imagens de serem feitas.
Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. (2 Tm 3,16-17) Somente a Escritura é inspirada por Deus e é a única fonte com autoridade para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Portanto, todos os que possuem bíblias serão agraciados por esta autoridade.
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. (Ef 4,5) Há um só Senhor, por isso é supérfulo ter um só batismo e uma só fé.
Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo? Respondeu-lhe: Como é que posso, se não há alguém que mo explique? E rogou a Filipe que subisse e se sentasse junto dele. (At 8,27-30) Filipe levantou-se e partiu. Ora, um etíope, eunuco, ministro da rainha Candace, da Etiópia, e superintendente de todos os seus tesouros, tinha ido a Jerusalém para adorar. Voltava sentado em seu carro, lendo o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: Aproxima-te para bem perto deste carro. Filipe aproximou-se e ouviu que o eunuco lia o profeta Isaías, e perguntou-lhe: Porventura entendes o que estás lendo? Respondeu-lhe: Claro, eu invoquei o Espírito Santo e não preciso de alguém que me explique.
Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Paulo e Silas. Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: Senhores, que devo fazer para me salvar? Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família. Anunciaram-lhe a palavra de Deus, a ele e a todos os que estavam em sua casa. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família. (At 16,29-33) Então o carcereiro pediu luz, entrou e lançou-se trêmulo aos pés de Deus (pois seria idolatria se lançar aos pés de homens como Paulo e Silas). Depois os conduziu para fora e perguntou-lhes: Senhores, que devo fazer para me salvar? Disseram-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e os membros de tua família que forem conscientes o suficiente para ter fé em professar a oração do arrependido. Anunciaram-lhe a palavra de Deus, a ele e a todos os que estavam em sua casa. Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e todos os membros de sua família capazes de ter fé em Cristo.
Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa. (2 Tes 2,15) Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai os ensinamentos que de nós aprendestes somente por carta nossa.
Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.(Jo 19,26-27) Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, onde estão teus outros filhos? Depois disse ao discípulo: Vá chamar os meus irmãos. E dessa hora os irmãos de Jesus chegaram e levaram sua mãe Maria para casa.
Acima de tudo, recomendo que se façam preces, orações, súplicas, ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, para que possamos viver uma vida calma e tranqüila, com toda a piedade e honestidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem (1 Tm 2,1-5) Acima de tudo, recomendo que façam preces, orações, súplicas, ações de graça somente por vocês, e não pelos que estão próximos de vós. Porque há só um Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem.
Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. (Ap 5,6) Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, que, tendo terminado seu sacrifício único e suficiente, estava à direita do Pai.
A vossa obediência se tornou notória em toda parte, razão por que eu me alegro a vosso respeito.(Rm 16,19) A vossa fé se tornou notória em toda parte, razão por que eu me alegro a vosso respeito.

 Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens.
(Mt 15,9)

Deixando o mandamento de Deus, vos apegais à tradição dos homens…anulando a palavra de Deus por vossa tradição que vós vos transmitistes. E fazeis ainda muitas coisas semelhantes.
(Mc 7,8.13)

Mas, ainda que alguém – nós ou um anjo baixado do céu – vos anunciasse um evangelho diferente do que vos temos anunciado, que ele seja anátema. Repito aqui o que acabamos de dizer: se alguém pregar doutrina diferente da que recebestes, seja ele excomungado!

(Gl 1,8-9)

Facebook Comments

Livros recomendados

Mãe de Deus e Mãe Nossa – Iniciação à MariologiaA Paixão de Cristo Segundo o CirurgiãoO Evangelho de São Mateus – Cadernos de Estudo Bíblico

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.