O leão, a águia, o touro e o homem. O que significam?

Pergunta

Prezados Irmãos do Veritatis Splendor,
A Paz de Cristo!

Algumas vezes observo alguns ícones e pinturas de uma águia, um leão alado e uma touro, também alado, em algumas igrejas. Gostaria de saber o que significam já que perguntei para alguns amigos e nenhum soube me responder corretamente.

Desde já agradeço pela ajuda e congratulo a todos pela existência deste site que tanto ajuda os católicos a aprofundarem sua fé e desfaz, não poucas vezes, com maestria e inspiração do Santo Espírito as falácias, maldades e heresias dos inimigos da Igreja de Deus.

A Paz de Cristo!

João Paulo Santana
Taubaté – SP


Resposta

Olá caro sr. João Paulo Santana. É uma grande alegria receber o vosso contato. Desde já agradecemos pela confiança depositada em nosso apostolado, pelos vossos elogios superestimados e contamos com vossas sinceras orações.

A sua pergunta é muito pertinente. Com efeito ela faz referência a uma tradição antiguíssima da Igreja Católica, que através dos Padres da Igreja, logo no início do cristianismo, indentificaram no livro do Apocalipse narrado por São João, no capítulo 4, verso 7, a alusão aos 4 evangelistas:

“O primeiro animal vivo assemelhava-se a um leão; o segundo, a um touro; o terceiro tinha um rosto como o de um homem; e o quarto era semelhante a uma águia em pleno vôo. ”

É exatamente dessa passagem que a iconografia e a arte católica fazem menção em suas diversas obras sacras espalhadas pelo mundo. São Tomás de Aquino explana muito bem sobre essa interpretação dada pelos antigos padres da Igreja em sua “Explicação encadeada dos quatro Evangelhos”, aonde com profunda maestria versa sobre a indentificação de cada figura do trecho acima citado a cada um dos evangelistas.

A figura do homem representaria a São Mateus, porque este deu enfoque especial em sua narração a humanidade de Jesus Cristo. O leão, a São Marcos, porque este dá atenção a sua ressurreição e a forma gloriosa com que Cristo saiu de sua tumba. O touro fica para São Lucas, porque este nos detalha mais sobre o sacerdócio de Jesus, e o touro é o animal que representa o sacrifício. E finalmente a águia fica para São João, porque este penetra com o olhar preciso de uma águia a profundidade dos mistérios de Deus.

Vale notar que o evangelho de São Mateus se inicia na geração de Cristo como homem. São Marcos, relatando e exaltando o poder de Deus, como um leão. São Lucas, contando-nos uma história sacerdotal. E São João, narrando-nos a geração do verbo que se fez carne, um mistério que só pode ser visto com olhos de cima.

Existem ainda muitas outras relações entre as 4 criaturas e os 4 evangelistas, mas acredito que para efeito de esclarecimento já atingimos nosso objetivo. Veja caríssimo como é bela e vasta nossa cultura cristã! Demos graças a Deus.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.