Espaço do Leitor

O padre pode celebrar mais de uma missa por dia?

Queridos Irmãos, Pax Domini.

Lendo alguns artigos desse site sobre liturgia, deu-me a entender que o sacerdote só pode celebrar uma missa por dia. Mas eu já vi um sacerdote celebrar duas missas, uma  após a outra, no mesmo dia. Por que motivo existe essa norma? Há algum indulto onde ocorre a escassês de sacerdotes? Um grande abraço. Odair.


Caríssimo sr. Odair,

Obrigado por sua pergunta.

Sim, é isso mesmo, o sacerdote só pode oferecer uma Missa por dia, ordinariamente. Celebrar mais de uma se chama de “binação”.

Pois bem, o padre só pode “binar” quando o Bispo ou seu superior – caso seja membro de um instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica – autoriza, normalmente nos Domingos e dias de preceito. Deve ser por isso que o senhor viu um mesmo sacerdote oferecer mais de uma Missa no mesmo dia.

Além disso, na Páscoa, o sacerdote pode celebrar duas Missas, sem precisar de autorização: a Solene Vigília Pascal e a Missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Também no Natal e em Finados ocorre o mesmo: e mais do que duas Missas, todo padre pode oferecer três Missas nesses dias!

Em Cristo,

Facebook Comments

Livros recomendados

Imitação de CristoA ConfissãoO Banquete do Cordeiro (Cléofas)

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.