Respostas Católicas

O papa gregório máximo disse que os papas são anticristos?

– Como vocês reconciliam a afirmação dos Papas que dizem ser o "bispo universal" ou "patriarca ecumênico" com a declaração do Papa Gregório Magno de que quem afirma possuir tais títulos é o Anticristo? (Anônimo)

Como reconciliamos? Observando cuidadosamente como o termo é usado de maneira diversa em instâncias diferentes. No sentido aprovado, o título "bispo universal" sugere que a jurisdição e a autoridade do Bispo de Roma se estendem sobre toda a Igreja, algo com que Gregório concordava substancialmente.

Mas o termo também pode ser usado em um sentido incorreto e é esse o sentido condenado por Gregório. No sentido rejeitado, esse título significa que na Igreja há apenas um único bispo verdadeiro e que todos os outros [bispos] agem apenas na qualidade de deputados ou delegados do verdadeiro bispo.

Embora Gregório acreditasse que o Papado possuía jurisdição universal e supremacia de autoridade, ele não pensava (e nem a Igreja Católica ensina!) que isso significava que apenas o bispo de Roma é verdadeiro bispo dotado por Cristo com o poder de ensinar, santificar e governar em nome de Cristo.


Livros recomendados

10 Livros que Estragaram o Mundo – E Outros Cinco Que Não Ajudaram em NadaEscola da Fé III: O Sagrado MagistérioA Paixão de Cristo Segundo o Cirurgião





Veja também  Por que os protestantes convertem mais?

About the author

Veritatis Splendor