Espaço do Leitor

O que é o crisma, o bálsamo e para que servem?

O que é bálsamo?
O que é o crisma?
Para que que serve o crisma?

Luana Almeida da Silva

Olá caríssima Luana. Para nós do Veritatis Splendor é sempre uma grande alegria poder servir nossos irmãos e irmãs leitores e auxiliá-los na formação da fé cristã.

Você nos faz 3 perguntas referentes ao crisma. Será conveniente trazermos a tona alguns conceitos sobre este tema, seu significado e uso. Conforme avançarmos na reflexão as respostas surgirão automaticamente.

No Antigo Testamento era muito comum que todo aquele que fosse enviado a uma missão representando todo o povo, fosse também ungido com um óleo em sua fronte. Era o símbolo máximo de predileção e benção que alguém poderia receber. Temos vários exemplos riquíssimos que nos relatam essa bela tradição. Aarão recebeu a unção do óleo antes de assumir o cargo para ser sacerdote (Lv 8,12); também os reis Davi e (1Sm 16,16) e Saul (1Sm10,1) entre muitos outros.

O próprio Jesus Cristo, que significa “o Ungido”, reconhece em sua pessoa a narração da profecia de Isaias sobre esse símbolo de missão: “o espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para levar a boa nova aos pobres” (Lc 4,18).

Pois bem, desde antiguíssimos tempos da era cristã (séc. V), a Igreja Católica faz uso do óleo santo para simbolizar como um sinal externo, a ação eficaz que o Espírito Santo faz na alma do batizado, confirmado então na fé através do sacramento da crisma. Neste admirável sacramento que completa a iniciação cristã, o óleo santo abençoado na quinta-feira santa pelo bispo é misturado ao bálsamo perfumado, que significa o bom odor ou perfume de Cristo que todo cristão comprometido deve espalhar pelo mundo através de sua vida e obras.

Além disso, a unção do crisma é feito como na antiga tradição judaíca, na testa do fiél, um lugar muito visível, capaz de demonstrar um amor público a Deus e a Igreja, que a partir de então assume corajosamente. Todos esses significados fazem um grande sentido à graça específica que é recebida neste sacramento.

A utilidade do sacramento da crisma é enorme para aquele que o recebe pois “vincula-o mais perfeitamente à Igreja, enriquecido com a especial força do Espírito Santo, e torna-o mais estritamente obrigado à fé que, como verdadeira testemunha de Cristo, deve difundir e defender tanto por palavras quanto por obras” (LUMEN GENTIUM. 1968, n.11).

Sobre este assunto o Veritatis Splendor conta com inúmeros artigos muito esclarecedores, que certamente a ajudarão ainda mais a se aprofundar neste específico tema. Por isso não deixe de usar nosso campo de busca digitando a palavra crisma. Aqui seguem algumas sugestões que a farão compreender ainda mais sobre este sacramento da confirmação:

https://www.veritatis.com.br/article/2346/crisma
https://www.veritatis.com.br/article/2346/crisma
https://www.veritatis.com.br/article/1849/crisma

Esperamos ter ajudado a sanar vossas dúvidas. Contamos com vossas fraternas orações para que este trabalho siga sempre em união com a Santa Madre Igreja de Deus e com as predileções do Senhor Deus do Universo, a quem também pedimos sempre uma unção renovada para anunciar o seu nome pelos meios de comunicação.

Facebook Comments

Livros recomendados

Minha Mãe AparecidaSócrates Encontra MarxA Cura das Feridas Sexuais

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.