O que é o livro “doutrinas e alianças”?

– Nos seus artigos sobre Mormonismo, frequentemente é mencionado o livro “Doutrina e Alianças”. Que livro é este? (Anônimo)

O livro “Doutrina e Alianças”, segundo consta em sua introdução explicatória:

“…é uma coleção de revelações divinas e declarações inspiradas dadas para o estabelecimento e regulamentação do reino de Deus sobre a terra nos últimos dias. […]

Embora a maioria das Seções sejam destinadas aos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, as mensagens, advertências e exortações são em benefício de toda a humanidade e contêm um convite a todos os povos de todos os lugares para que escutem a voz do Senhor […] que lhes fala para seu bem-estar temporal e sua salvação perpétua. O Livro da Doutrina e Alianças é uma das obras básicas da Igreja, ao lado da Bíblia Sagrada, do Livro de Mórmon e da Pérola de Grande Valor”.

Isto é o que a igreja mórmon afirma do livro.

Na verdade, o livro “Doutrina e Alianças” é uma compilação de mensagens de Joseph Smith que objetiva ampliar sua imagem de profeta. Embora ele tenha afirmado ter recebido revelações diretas de Deus, estas “revelações” muitas vezes contradizem outras no Livro de Mórmon e em outros lugares. Essas revelações eram apenas um modo conveniente de Smith obter as coisas que queria (como, por exemplo, ter muitas mulheres – ver “Doutrinas e Alianças”, Seção 132,1-62) sem objeções ou interferências [de terceiros]… Afinal das contas, quem gostaria de discutir com Deus?

 

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.