– O que são "preceitos da Igreja"? (Anônimo)

São deveres que se esperam que os católicos observem. A maioria das organizações possui regras a serem observadas visando promover a sua estabilidade e crescimento. Na Igreja Católica isto não é diferente. As listas de preceitos da Igreja têm variado de acordo com as necessidades da época. A Conferência Nacional dos Bispos Católicos dos Estados Unidos formulou a seguinte lista em seu documento "Teachings for Catholic Religious Education" (=Diretrizes para a Educação Religiosa Católica):

"1. Guardar o dia santo da ressurreição do Senhor: adorar a Deus através da participação na Missa a cada domingo e dia santo de guarda; evitar aquelas atividades que possam se tornar obstáculo para a renovação da alma e do corpo (por exemplo: atividades empresariais ou trabalhos dispensáveis, compras desnecessárias etc.).

2. Buscar uma vida sacramental: receber a Sagrada Comunhão frequentemente e o Sacramento da Penitência regularmente (receber o Sacramento da Penitência pelo menos uma vez por ano – a confissão anual é obrigatória somente se existirem pecados sérios – para minimamente receber a Sagrada Comunhão ao menos uma vez por ano, entre o Primeiro Domingo da Quaresma e o Domingo da Santíssima Trindade).

3. Estudar a doutrina católica: em preparação para o Sacramento da Confirmação, para ser confirmado; e depois continuar o estudo e avançar na causa de Cristo.

4. Observar as leis matrimoniais da Igreja: oferecer instrução religiosa (pelo exemplo e pelas palavras) às crianças; usar as escolas paroquiais e programas de educação religiosa.

5. Apoiar e manter a Igreja: [colaborar com] a comunidade paroquial e os sacerdotes da paróquia; [colaborar com] a Igreja espalhada por todo o mundo e o Santo Padre.

6. Fazer penitência: abster-se de carne e jejuar nos dias apontados [pela Igreja].

7. Juntar-se: [aderir] ao espírito missionário e ao apostolado da Igreja"

Facebook Comments

Livros recomendados

O capital: Livro 1 – O processo de produção do capital (Vol. 2)A Nova Era: Jesus Cristo, Portador da Água VivaAngústia