Respostas Católicas

O que significa a frase “ex opere operato”?

– O que significa a frase “ex opere operato”? Eu sei que tem algo a ver com os Sacramentos (anônimo).

Você está certo! “Ex opere operato” é uma expressão teológica latina que significa “pela obra operada”. Refere-se ao fato de que os Sacramentos realmente são eficazes: eles conferem a graça quando o sinal sacramental é validamente realizado, não como resultado de atividade da parte do receptor, mas pelo poder e promessa de Deus.

Permita-nos esclarecer isso. Para receber os frutos dos Sacramentos – isto é, para obter deles aquilo que você espera obter – exige-se que a pessoa esteja apropriadamente disposta. Isto significa que não é automático receber a graça pelos Sacramentos. Deve haver, pelo menos no caso de um adulto, uma receptividade pré-disposta para receber a graça, a qual está sempre disponível em um sacramento validamente realizado.

A natureza “ex opere operato” dos Sacramentos nos recorda que embora uma disposição apropriada seja pré-condição necessária para receber a graça nos Sacramentos, não é a causa dessa graça. O que Deus nos oferece nos sacramentos é um dom gratuito. Nem mesmo nossas próprias disposições, por melhores que sejam, produz a vida sobrenatural de Deus em nós.


Livros recomendados

Como ser um bom paiA Inquisição – Um Tribunal de MisericórdiaO Evangelho de São João – Cadernos de Estudo Bíblico





Veja também  Diáconos, presbíteros, bispos e... cardeais?

About the author

Veritatis Splendor