Os protestantes creem na infabilidade da Igreja Católica e não sabem

A infabilidade da Igreja Católica1 é constantemente atacada pelos protestantes. Se Deus nos permitir, procurarei demonstrar que a atitude protestante é equivocada e que o protestantismo crê na infabilidade da Igreja e não sabe.

É sabido que os protestantes crêem na infabilidade das Sagradas Escrituras, isto é, que crêem que na Bíblia só há verdade e que nenhum engano se encontra nela. Como é possível crer na infabilidade das Escrituras e na fabilidade da Igreja ao mesmo tempo? A infabilidade da Bíblia e a fabilidade da Igreja são conceitos incompatíveis porque:

1 – ambas são obras entregue ao homem pelo próprio Deus (o Espírito Santo inspirou e revelou os escritores sagrados; e Jesus Cristo fundou a Igreja e a deixou sobre o cuidado de seus apóstolos), portanto frutos de uma mesma obra divina.

2- A Igreja escreveu todos os livros do Novo Testamento. Se a Igreja pode falhar quando ensina questões de fé e moral, ela pode ter ensinado algo errado nos livros que escreveu. Isto significa duvidar da veracidade doutrinal de todo no Novo Testamento.

3- A Igreja em 393 durante o Concílio Ecumênico de Hipona, começou a discernir o catálogo sagrado, isto é, definir a lista de livros que deveriam se considerados inspirados por Deus por todos os cristãos da terra. Se a Igreja pode falhar quando ensina sobre fé e moral, ela pode ter definido o catálogo bíblico de forma incorreta. Isto significa que podemos estar crendo em livros que não possuem verdade doutrinal, e que outros que possuem estão sendo simplismente ignorados, o que retira a credibilidade de toda a Bíblia.

Portanto, a Sagrada Escritura não pode ser considerada confiável, se foi legitimada por uma autoridade duvidosa. Somente uma autoridade idônea, acima de qualquer suspeita, pode dar legitimidade a alguma coisa. Se hoje a Bíblia é considerada confiável, se é respeitada, se possui o apreço e a veneração de muitos, isto se deve ao fato de ter sido legitimada pela Igreja.

O protestantismo então cai mais uma vez em contradição em manter oposição à infabilidade da Igreja; atitude esta impensada, imatura e totalmente desprovida de argumentos.

1Recomendo ao leitor a leitura de meu artigo “A Igreja por ser formada por homens é falível?”

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.