- Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
- Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
- Tradução: Carlos Martins Nabeto
– Existem pecados que Deus não pode perdoar? Cristo não fala desse pecado contra o Espírito Santo em Mateus 12,31-32?
Não há pecado que Deus não possa e não perdoará. Isto fica evidente pelo texto de 1Timóteo, onde lemos:
– “Isso é bom e agradável aos olhos de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Timóteo 2,3-4).
São Mateus, no capítulo 12, fala dos fariseus que atribuíram ao diabo o milagre da cura dos cegos e mudos. Lemos isto no versículo 24 do mesmo capítulo:
– “Mas os fariseus, ouvindo isso, disseram: ‘Este homem não expulsa demônios senão por Belzebu, o príncipe dos demônios'”.
Portanto, o pecado imperdoável para os fariseus e para todas as pessoas é a rejeição voluntária da graça de Deus. Rejeição voluntária significa que o pecador se recusa a se arrepender, apesar de todas as graças que Deus lhe concede. Ele não receberá o perdão de Deus porque não o pedirá e não fará o necessário para obtê-lo. Enquanto ele permanecer nessa condição, é óbvio que ele não poderá ser perdoado.