• Autor: Pe. Arthur W. Terminiello
  • Fonte: Livro “The 40 Questions Most Frequently Asked about the Catholic Church by Non-Catholics” (1956) / Site “Una Fides, One Faith” (http://net2.netacc.net/~mafg)
  • Tradução: Carlos Martins Nabeto

– Por que os católicos têm que comer peixe às sextas-feiras?

Em primeiro lugar, os católicos não precisam comer peixe às sextas-feiras. Eles podem comer qualquer coisa que gostem, exceto carne.

Sexta-feira é dia de abstinência de carne para os católicos, para que este pequeno sacrifício seja uma obra de satisfação pelos pecados que cometeram. A Igreja o ordena da mesma maneira que a mãe insistirá para que seu filho  restitua algo que possa ter roubado; ou insistirá para que coma alimentos nutritivos. A Igreja é mãe e sabe que, a menos que sejamos constantemente lembrados, não faremos satisfação pelos nossos pecados.

A carne não é considerada coisa ruim pelos católicos. Caso contrário, certamente a Igreja não a permitiria todos os dias, exceto um. Seria ruim todos os dias!

A sexta-feira foi escolhida porque este foi o dia em que Nosso Senhor morreu para expiar os nossos pecados e para nos recordar que devemos oferecer os nossos sacrifícios em união com o Seu sacrifício na cruz.

Facebook Comments

Livros recomendados

A morte felizUma Teologia da HistóriaDoutor Fausto