Caros leitores do Veritatis Splendor.

Como todos os católicos que acompanham com atenção os acontecimentos da Igreja, vocês devem estar a par da imensa crise litúrgica que nos rodeia e que nutre, dia a dia, a crise doutrinária que se abate sobre a Igreja. Devem, igualmente, conhecer os desejos do Santo padre, o Papa Bento XVI, de reformar a Missa Nova e de liberar a celebração da Missa Tridentina.

O Papa sabe, perfeitamente, a importância da liturgia para a transmissão e conservação da fé. Quanto melhor celebrada for uma Missa, mais ela transmitirá àqueles que a assistem as verdades eternas da doutrina católica, e mais imunizará estes mesmos assitentes contra os graves erros de fé tão comuns em nossos dias (afinal, lex orandi lex credendi).

Neste sentido, a Missa Tridentina, dada a sua excelência, é um antídoto eficaz contra a crise, capaz, por si só, de iniciar um novo tempo na Igreja.

Contudo, pouquíssimas são as dioceses brasileiras em que a Missa de São Pio V é celebrada. Quanto mais dioceses contarem com este tesouro litúrgico, mais rapidamente sairemos da crise e faremos com a que a Igreja no Brasil volte a ocupar o posto que antes ocupava.

Assim, e sempre em comunhão com o Magistério da Igreja, penso em pedir ao meu bispo (D. Caetano), a permissão para que, na Diocese de Franca, se volte a celebrar a Missa segundo o rito tridentino.

Peço aos leitores de Franca e região que estiverem interessados em um subscrever um abaixo-assinado pedindo ao bispo local que conceda aos católicos de Franca acesso aos tesouros litúrgicos que sustentaram a Igreja por mais de 1.500 anos que enviem uma mensagem para o e-mail [email protected], ajudando a divulgar este apelo junto a todos os que, por ventura, queiram somar esforços neste sentido.

Que São Pio V nos ajude.

Obrigado desde já.

Facebook Comments

Livros recomendados

Dom Bosco MísticoReligião sob suspeita, AOrdem