Respostas Católicas

Podemos compartilhar da divindade de cristo?

– Durante uma das orações da Missa, o sacerdote disse que deveríamos orar para que pudéssemos "vir a compartilhar da divindade de Cristo, que humilhou a si mesmo para compartilhar da nossa humanidade". Minha amiga me disse que isso é o mesmo que a Nova Era ensina: que todos nós somos deuses. Ela afirma que isso é cilada do Diabo (Anônimo).

A oração a que você se refere é extraída da Liturgia da Eucaristia e é dita pelo sacerdote quando ele coloca água e vinho no cálice. Não significa que a Igreja ensina que nós somos ou nos tornaremos o próprio Deus.

Às vezes os teólogos católicos falam da "divinização do homem". Não se preocupe. Isto não é ensinamento da Nova Era. A Bíblia diz que os cristãos são "participantes da natureza divina" (2Pedro 1,4). Isto significa que começamos a compartilhar da vida divina da graça de Deus neste mundo. Somos divinizados quando Deus habita dentro de nós.

Os teólogos rapidamente observam que este compartilhamento da natureza divina, embora verdadeiro, é uma participação criada na vida de Deus. Como criaturas, nunca poderemos nos transformar no Deus não-criado.


Livros recomendados

50 Dias com o Espírito SantoSobre os Prazeres – Comentário ao Décimo Livro da Ética de AristótelesA Segunda Guerra Mundial





Veja também  Qual é a doutrina católica acerca da vida após a morte? e o que pensam as demais igrejas?

About the author

Veritatis Splendor