Por que os anjos maus não se arrependem?

Pergunta

Gostaria de saber por que os anjos maus não podem se arrepender, sei que tem um dircurso do papa João Paulo II sobre esse assunto ele está diponível nesse site?

Em Cristo Jesus

Resposta

Willian

Olá caríssimo sr. Willian. Agradecemos o vosso contato e pedimos vossas piedosas orações por nosso apostolado.

Uma característica singular dos seres espirituais angelicais, é que estes foram dotados de uma inteligência muito mais aperfeiçoada do que a da espécie humana. Sendo assim, quando esses “anjos maus” soltaram o terrível grito “Não Servirei!”, o fizeram com uma clareza tal que podiam muito bem avaliar os efeitos desta decisão e suas consequências totais, diferentemente da espécie humana.

Eles tomaram a decisão de não se submeterem a Deus com uma liberdade plena e sem influências externas de tentação. Muitos teólogos dizem que esses anjos se sentiram menosprezados na antevisão de servirem a uma humanidade tão menor do que eles. Seja lá o que tenha acontecido, assim como o gênero humano, tiveram de testar seu amor a Deus mediante uma prova e livremente escolheram por sí mesmos.

Ademais vale ressaltar que para estes seres espirituais que estão fora do espaço/tempo, a menor decisão é para sempre, é eterna. Resumidamente é isto. Existem bons livros que falam sobre este tema, como o livro “A fé explicada” de Léo J. Trese, da Quadrante além da própria narração do Catecismo nos pontos 391-395. Não conheço o texto referido de João Paulo II, infelizmente.

Esperamos ter ajudado, em Cristo Nosso Senhor.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.