Respostas Católicas

por que os católicos não apresentam uma cruz vazia, como os protestantes?

– Já que Jesus ressuscitou dos mortos e agora vive na glória, por que vocês, católicos, morbidamente têm o hábito de manter o corpo dele na cruz? Por que não apresentam uma cruz vazia, como nós fazemos? (Anônimo)

Nós seguimos o exemplo e conselho de Paulo. Lembre-se do que ele escreveu:

“Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens” (1Coríntios 1,23-25).

Eis aqui um outro versículo para você se recordar:

“Irmãos, quando fui até vós anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri à oratória ou ao prestígio da sabedoria. Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado” (1Coríntios 2,1-2).

Você parece se esquecer também que em muitos exemplos de arte católica Jesus é retratado como um cordeiro, uma criança nos braços de sua mãe, um homem vibrante engajado em seu ministério público, um pastor e, ainda, como o Senhor triunfante ressuscitado. Todos os aspectos da vida de Cristo estão representados na arte católica, mas não mais que a crucificação. Por quê? Porque esse é o principal, o ponto central, da Encarnação de Jesus.


Livros recomendados

Matrimônios SantosEu Rezei por TiAmar a Igreja





Veja também  Imagens sacras

About the author

Veritatis Splendor