Respostas Católicas

Posso convidar não-católicos para a missa e rejeitar seus convites para ir ao culto?

– Eu sou um hipócrita por pedir aos meus amigos não-católicos para que vão à Missa, muito embora eu não aceite ir aos cultos das suas respectivas igrejas? (Anônimo)

Não! Você apenas está sendo sensato. Sua fé católica é verdadeira e a Igreja Católica é a única [Igreja] estabelecida por Jesus Cristo; então é apropriado que você convide os seus amigos a investigarem a sua fé e a sua Igreja. Na verdade, é mais do que apropriado: é um ato de caridade, já que você quer que eles Venham a aderir à plenitude da verdade cristã.

Por outro lado, seria errado você ir ao culto de uma igreja não-católica, o que é bem diferente de uma visita. Isso seria violação ao Primeiro Mandamento. Ir a esses cultos demonstra às outras pessoas que você crê que as doutrinas dessas outras religiões são verdadeiras ou que você não crê realmente na sua fé católica.

Observe que a você é permitido participar de serviços de oração interreligiosos, tal como as orações públicas pelo fim do aborto.

O que você precisa evitar são cultos que de alguma forma são contrários ou que minam a fé católica, ou então dar a outras pessoas a [falsa] impressão de que as reais e bem diversas doutrinas existentes entre as religiões simplesmente são irrelevantes.


Livros recomendados

10 Livros Que Todo Conservador Deve Ler – Mais Quatro Imperdíveis E Um ImpostorA caminho de BelémSuma Teológica (5Vols. – Completa)





Veja também  Os conceitos da Reforma Protestante

About the author

Veritatis Splendor