Por Jimmy Akin

Tradução Livre do Veritatis Splendor

Dito de forma simples, a doutrina protestante da sola scriptura (“somente a Escritura”) ensina que todo ensino na teologia cristã (tudo referente à “fé e prática”) deve ser derivado somente da Escritura. Isso é expresso pelo slogan da Reforma Quod non est biblicum, non est theologicum (“O que não é bíblico não é teológico”, cf. Dicionário de Termos Teológicos em Latim e Grego: Extraído Principalmente da Teologia Escolástica Protestante , Richard A. Muller, Baker, 1985).

Uma parte essencial desta doutrina, como tem sido historicamente articulada pelos protestantes, é que a teologia deve ser feita sem permitir à Tradição ou ao Magistério (autoridade de ensino) qualquer autoridade obrigatória. Se a Tradição ou um Magistério pudesse vincular a consciência do crente quanto ao que ele deveria acreditar, então o crente não estaria olhando somente para as Escrituras como sua autoridade.

Um corolário necessariamente da doutrina da sola scriptura é, portanto, a ideia de um direito absoluto de julgamento privado na interpretação das Escrituras. Cada indivíduo tem a prerrogativa final de decidir por si mesmo o que significa a interpretação correta de uma determinada passagem da Escritura, independentemente do que qualquer um – ou todos – dizem. Se alguém ou mesmo todos juntos pudessem dizer ao crente no que acreditar, as Escrituras não seriam sua única autoridade; outra coisa teria autoridade obrigatória. Assim, de acordo com a sola scriptura, qualquer papel que a Tradição, um Magistério, comentários bíblicos ou qualquer outra coisa possa desempenhar na teologia é simplesmente sugerir interpretações e evidências ao crente enquanto ele toma sua decisão. Cada cristão individual é assim colocado na posição de ser seu próprio teólogo.

Claro, todos nós sabemos que o cristão médio não exerce esse papel de forma consistente, mesmo a pessoa comum admitida pelos fundamentalistas como um crente genuíno “nascido de novo”. Existem simplesmente muitas vovós piedosas que são muito devotas em sua fé em Jesus, mas que de forma alguma estão inclinadas a se tornarem teólogas.

Não só o cristão médio não está totalmente inclinado a cumprir o papel de teólogo, mas se tentar fazê-lo, e se chegar a conclusões diferentes daquelas da igreja a que pertence – uma tarefa fácil, considerando o número de diferentes questões teológicas – então eles descobrirão rapidamente que seu direito ao julgamento privado equivale ao direito de calar a boca ou deixar a congregação. Os pastores protestantes há muito perceberam (na verdade, Lutero e Calvino perceberam) que, embora eles devam pregar a doutrina do julgamento privado para garantir seu próprio direito de pregar, eles devem proibir o exercício desse direito na prática para outros, para que o grupo não ser dilacerado por conflitos e finalmente se separar. É o fracasso da proibição do direito de julgamento privado que resultou no maior de 20 anos,Enciclopédia Cristã Mundial.

A desintegração do protestantismo em tantas facções concorrentes, ensinando doutrinas diferentes sobre questões teológicas fundamentais (Que tipo de fé salva? O batismo é necessário? Necessário? O batismo é para crianças? O batismo deve ser apenas por imersão? como? A Presença Real é verdadeira? São dons espirituais como línguas e cura para hoje? Para todos? E quanto à predestinação? E quanto ao livre-arbítrio? E quanto ao governo da igreja?) é em si um importante indicador do fracasso prático da doutrina do julgamento privado e, portanto, a doutrina da sola scriptura .

No entanto, há todo um conjunto de pressupostos práticos que a doutrina da sola scriptura faz, cada um dos quais fornece não apenas um argumento contra a doutrina, mas um golpe fatal para ela. Sola scriptura simplesmente não pode ser o plano de Deus para a teologia cristã.

De fato, jamais poderia ter sido pensado como plano de Deus antes de certa etapa da história européia porque, como veremos, só poderia ter surgido após um certo desenvolvimento tecnológico que era desconhecido no mundo antigo. Antes desse desenvolvimento, ninguém jamais teria pensado que sola scriptura poderia ser o princípio que Deus pretendia que as pessoas usassem, o que significa que não foi por acaso que a Reforma ocorreu quando ocorreu.

Se Deus pretendia que o cristão individual usasse sola scriptura como seu princípio operacional, então teria que ser algo que o cristão médio pudesse implementar. Podemos, portanto, julgar se sola scriptura poderia ter sido o plano de Deus para o cristão individual perguntando se o cristão médio na história mundial poderia tê-lo implementado.

Não só isso, mas já que Deus prometeu que a Igreja nunca deixaria de existir (Mt 16:18, 28:20), o cristão normal de cada época deve ser capaz de implementar o sola scriptura , incluindo a era patrística crucial, quando os primeiros Padres da Igreja elaboraram os princípios mais básicos da ortodoxia cristã.

É nesta área prática que a doutrina desmorona, pois tem uma série de pressuposições que de modo algum são verdadeiras para o cristão médio da história mundial, e certamente não para o cristão médio da história da Igreja primitiva.

Primeiro, se cada cristão deve fazer um estudo completo das Escrituras e decidir por si mesmo o que elas significam (mesmo levando em consideração as interpretações de outros), segue-se que ele deve ter uma cópia das Escrituras para usar em seu estudo completo. (um estudo não completo é uma coisa perigosa, como qualquer apologista protestante alertando contra os cultos e suas táticas de estudo bíblico lhe dirá). Assim, a aplicação universal da sola scriptura pressupõe a fabricação em massa de livros, e da Bíblia em particular.

Isso, no entanto, era completamente impossível antes da invenção da imprensa, pois sem ela não poderia haver cópias suficientes das Escrituras para os cristãos individuais usarem. Sola scriptura , portanto, pressupõe a invenção da imprensa, algo que não aconteceu nos primeiros 1.400 anos da história da Igreja (que serão quase três quartos dela se o mundo acabar em breve).

É frequentemente observado até mesmo por historiadores protestantes que a Reforma não poderia ter decolado como aconteceu no início de 1500 se a imprensa não tivesse sido inventada em meados de 1400, e isso é mais verdade do que eles sabem, porque a imprensa não só permitiu que os primeiros protestantes produzissem em massa obras contendo seus ensinamentos sobre o que a Bíblia significava, mas também permitia a produção em massa da própria Bíblia (como os católicos já estavam fazendo; percebe-se, é claro, que a Bíblia de Gutenberg e as outras versões da Bíblia a Bíblia sendo produzida antes do protestantismo eram todas Bíblias católicas).

Sem a capacidade de produzir em massa cópias das Escrituras para os cristãos interpretarem individualmente, a doutrina da sola scriptura não poderia funcionar, uma vez que se teria acesso muito limitado aos textos de outra forma – por meio das leituras das Escrituras na Missa e do dispendioso manual. – fez cópias da Bíblia mantidas em exibição pública na igreja. Assim , a sola scriptura pressupõe a imprensa.

Esta é uma das principais razões pelas quais a Reforma aconteceu quando aconteceu várias décadas após a invenção da imprensa. Levou tempo para que a ideia da imprensa deixasse sua marca na mente europeia e deixasse as pessoas entusiasmadas com a ideia de livros facilmente disponíveis. Foi nessa atmosfera inebriante, a primeira vez na história da humanidade em que dezenas de obras antigas estavam sendo produzidas e vendidas em massa, que as pessoas de repente ficaram excitadas com o pensamento: “Ei! Poderíamos dar cópias da Bíblia para todos ! Todos podiam ler as Escrituras por si mesmos!” – um pensamento que levou muito rapidamente à sola scriptura nas mentes daqueles que desejavam se opor à teologia cristã histórica, pois forneceria uma justificativa para seu próprio desejo de se afastar da ortodoxia (“Ei, EUleia as Escrituras, e isso é o que eles me disseram!”).

É claro que a invenção da imprensa não nos permite dar Bíblias a todos os cristãos do mundo (como ilustram todos os pedidos de envio de Bíblias à Rússia), o que leva ao próximo pressuposto prático de sola scriptura …

Em segundo lugar, além da imprensa, a sola scriptura também pressupõe a distribuição universal de livros e da Bíblia em particular. Pois não é bom se existirem cópias suficientes da Bíblia, mas elas não podem ser colocadas nas mãos do crente médio. Portanto, deve haver uma rede de distribuição capaz de entregar cópias acessíveis da Bíblia ao cristão médio.

Este é o caso hoje no mundo desenvolvido; no entanto, ainda hoje não conseguimos obter Bíblias suficientes em muitos países devido a restrições econômicas e políticas, como nos informam os apelos de angariação de fundos das sociedades bíblicas e suas histórias de contrabando de Bíblias. No entanto, na grande maioria da história cristã, a distribuição universal de livros teria sido totalmente impossível mesmo no que é hoje o mundo desenvolvido. Durante a maior parte da história da Igreja, o “mundo desenvolvido” não foi desenvolvido.

Os sistemas políticos, economias, redes logísticas e infra-estrutura de viagens que tornam possível a distribuição em massa de Bíblias hoje simplesmente não existiam em três quartos da história da Igreja. Não havia como levar os livros aos camponeses, e de jeito nenhum os camponeses poderiam tê-los comprado. Simplesmente não havia dinheiro suficiente em circulação (apenas tente dar a um impressor 5.000 galinhas pelas 1.000 Bíblias que ele acabou de imprimir – muito menos manter as galinhas vivas e transportadas desde o momento em que os camponeses as pagam até o momento em que a impressora as recebe).

Terceiro, se o cristão médio vai ler as Escrituras e decidir por si mesmo o que elas significam, então ele obviamente deve ser capaz de ler. Ter alguém lendo para ele simplesmente não é suficiente, não apenas porque a pessoa só seria capaz de fazê-lo ocasionalmente (com um monte de analfabetos para ler), mas também porque a pessoa precisa ser capaz de repassar a passagem várias vezes, olhando para suas palavras exatas e estrutura gramatical, para ser capaz de passar rapidamente para outras passagens relacionadas ao tópico para formular os diferentes aspectos de uma doutrina enquanto ele está pensando sobre ela e, finalmente, ser capaz de registrar seus insights de modo ele não os esquece e pode manter as evidências em sua mente. Ele, portanto, deve ser alfabetizado e capaz de ler por si mesmo. Assim Sola Scripturapressupõe alfabetização universal.

Quarto, se o cristão médio vai fazer um estudo do que a Escritura diz e decidir o que ela ensina, ele deve possuir material de apoio acadêmico adequado, pois ele deve ser capaz de ler os textos nas línguas originais ou ter material capaz de dizer ele quando há uma questão de tradução que pode afetar a doutrina (por exemplo, a palavra grega para “batizar” significa “imergir” ou tem um significado mais amplo? sentido jurídico ou às vezes mais amplo?).

Ele também deve ter esses trabalhos de apoio acadêmico (comentários e afins) para sugerir a ele possíveis interpretações alternativas para avaliar, pois ninguém será capaz de pensar em todas as opções interpretativas em cada passagem da Escritura que seja relevante para todos os principais cristãos. doutrina. Nenhum pastor protestante (pelo menos nenhum pastor que não esteja em círculos anti-intelectuais extremos) sonharia em formular seus pontos de vista sem esses materiais de apoio e, portanto, ele também não pode esperar que o cristão médio o faça. De fato! O cristão médio vai precisar de tais materiais de apoio ainda mais do que um pastor treinado. Assim , sola scriptura também pressupõe a posse – não apenas a existência – de materiais de apoio adequados.

Quinto, se o cristão médio deve fazer um estudo completo da Bíblia por si mesmo, então ele obviamente deve ter tempo suficiente para fazer esse estudo. Se ele está trabalhando no campo ou em casa (ou, mais tarde, na fábrica) por dez, doze, quinze ou dezoito horas por dia, obviamente não tem tempo para isso, principalmente não além dos cuidados e criação de sua família e sua própria necessidade de comer, dormir e recrear. Nem mesmo um descanso dominical lhe dará o tempo adequado, pois ninguém se torna adepto da Bíblia apenas lendo a Bíblia aos domingos – como os protestantes enfatizam a seus próprios membros quando incentivam a leitura diária da Bíblia. Assim , a sola scriptura pressupõe a posse universal de tempo de lazer adequado para fazer um estudo completo da Bíblia por si mesmo.

Sexto, mesmo que um cristão tenha tempo suficiente para estudar a Bíblia o suficiente, não adiantará nada se ele não tiver uma dieta suficientemente nutritiva para permitir que seu cérebro funcione adequadamente e sua mente funcione com clareza. Isso é algo que muitas vezes esquecemos hoje porque nossas dietas são muito ricas, mas durante a maior parte da história cristã a pessoa média mal tinha comida suficiente para sobreviver, e era quase tudo pão. “Todo o resto”, como disse o historiador britânico James Burke, “era apenas algo com o qual você comia.pão” – como condimento ou acompanhamento. Isso significa que o cristão médio da história mundial estava desnutrido e, como qualquer nutricionista de escola pública pode lhe dizer, a desnutrição causa incapacidade de estudar e aprender adequadamente. Essa é uma das grandes forças motivadoras por trás do programa de merenda escolar. Se as crianças não comem direito, não estudam direito e não aprendem direito, porque não pensam com clareza. O mesmo acontece com os estudantes da Bíblia. Assim , sola scriptura também pressupõe nutrição universal.

Sétimo, se o cristão médio vai avaliar interpretações concorrentes por si mesmo, então ele deve ter uma quantidade significativa de habilidade na avaliação de argumentos. Ele deve ser capaz de reconhecer o que é um bom argumento e o que não é, o que é uma falácia e o que não é, o que conta como evidência e o que não é. Isso é um pouco de habilidade de pensamento crítico, e qualquer um que já tenha tentado ensinar lógica básica e introdutória para estudantes universitários ou qualquer pessoa que tenha tentado ler e avaliar os ensaios persuasivos que eles escrevem para testes de filosofia pode lhe dizer (estou falando a partir de experiência pessoal aqui), esse nível de pensamento crítico não existe na média, alfabetizada, bem nutrida e moderna universitária, muito menos na média, analfabeta, desnutrida, camponesa medieval. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de conceitos abstratos e afirmações de verdade envolvidas na filosofia e na teologia. Por issosola scriptura também pressupõe um alto nível de educação universal em habilidades de pensamento crítico (um nível que nem existe hoje).

Portanto , sola scriptura pressupõe (1) a existência da imprensa, (2) a distribuição universal de Bíblias, (3) alfabetização universal, (4) a posse universal de materiais de apoio acadêmico, (5) a posse universal de tempo adequado para estudo, (6) nutrição universal e (7) uma educação universal em um alto nível de habilidades de pensamento crítico. Desnecessário dizer que esse grupo de condições não era verdade nos cruciais primeiros séculos da Igreja, não era verdade durante o curso principal da história da Igreja e nem é verdade hoje. A inexistência da imprensa por si só significa que a sola scriptura era totalmente impensável para quase três quartos da história cristã!

Tudo isso está além das limitações que mencionamos anteriormente – o fato de que o cristão médio, mesmo o cristão devoto médio, não tem nenhuma inclinação para conduzir o tipo de estudo bíblico necessário para se tornar seu próprio teólogo e o fato de que ele é encorajado por muitas pressões. de seu próprio pastor e congregação (incluindo a ameaça de ser expulso) para seguir a linha e não desafiar – especialmente desafiar publicamente – a plataforma do partido.

CRISTIANISMO PARA O HOMEM COMUM?

Portanto, é difícil pensar em sola scriptura como algo além da teoria gerada por um bando de diletantes idealistas da era renascentista – pessoas que tinham interesse em ser seus próprios teólogos, que tinham uma educação clássica em habilidades de pensamento crítico, que tinham conhecimentos adequados . nutrição, que tinha muito tempo livre para estudar, que tinha muitos materiais de apoio acadêmico, que tinha boas habilidades de leitura, que tinha acesso a vendedores de Bíblias e, o mais importante, que tinha Bíblias impressas!

O cristão médio hoje, mesmo o cristão médio no mundo desenvolvido, não se encaixa nesse perfil, e o cristão médio na história mundial certamente não se encaixava, muito menos o cristão médio nos primeiros séculos. O que isso significa, uma vez que Deus não pede a uma pessoa que faça o que ela é incapaz de fazer, é que Deus não espera que o cristão médio da história mundial use sola scriptura . Ele espera que o cristão médio obtenha e mantenha seu conhecimento de teologia de alguma outra maneira.

Mas se Deus espera que o cristão médio obtenha e mantenha a fé cristã sem usar sola scriptura , então sola scriptura não é o plano de Deus .

Traduzido do artigo original em inglês disponível em https://jimmyakin.com/library/practical-problems-of-sola-scriptura.

Facebook Comments