Caros amigos do excelente site Veritatis,
Salve Maria Santíssima.
Sou catequista em minha paróquia e noutro dia um de meus catecúmenos me perguntou a diferença entre alma e espírito. Confesso que não soube responder claramente.
Peço a ajuda de vocês.
Aproveitando a oportunidade gostaria de saber também se os animais possuem alma e qual o destino dela depois da morte.
Desde já agradeço.
Deus onipotente os abençoe.
Henrique
Caríssimo sr. Henrique, estimado em Cristo,
Alma é o princípio vital de todo ser vivo. Daí dizermos quem um desenho, por exemplo, é “animado” (do latim, “anima”), quando ele “se move”. Todo ser vivo tem alma. Isto está bem desenvolvido em Santo Tomás, na Suma.
A célula só se reproduz por causa da alma lá presente. Daí dizermos que Deus infunde a alma no momento da concepção. Se não assim não fosse, não poderia haver multiplicação celular.
Temos de remover de nossa mente a idéia de uma alma como se fosse um “fantasminha”, uma “alma penada” vagando por aí e igual ao corpo, totalmente estranha à mentalidade católica.
Já o termo “espírito” é mais uma qualidade, o oposto de “matéria”. Assim, o corpo é material, e a alma, no homem, é espiritual.
A alma é a forma do corpo, e este a matéria informada por aquela. O corpo sem a alma é morto.
Chamamos “forma” o que dá coerência a determinada matéria. Assim, um cachorro e um ser humano tem a mesma matéria (corpo, carne, ossos etc). O que os torna diferentes é justamente a forma, que no caso é a alma. O cachorro só é cachorro porque uma dada matéria foi informada com alma de cachorro. Já a bananeira, além de ter uma matéria diferente da do cachorro e do ser humano, tem uma alma diferente, uma forma diferente.
O homem, ao contrário do cachorro e da bananeira, tem uma alma espiritual. Desse modo, alma e espírito, no cachorro e na bananeira, são termos distintos: eles têm alma, mas não espírito. No homem, todavia, alma e espírito são quase sinônimos, pois sua alma é espiritual.
Nisso, por ser espiritual, a alma humana é intelectual, transcendental e imortal. A alma do cachorro e da bananeira não. Por isso, quando a alma do cachorro e da bananeira se separam do corpo, ocorrendo a morte, há tb a morte da própria alma deles. A alma dos seres vivos infra-humanos acaba com a morte.
No homem são substancialmente unidas a alma e o corpo, de modo que na Ressurreição a alma será reunida ao corpo, à semelhança de Nosso SENHOR.
Espero ter ajudado.
Em Cristo,