Qual seria o alegado conteúdo da “Taxa Camarae”?

A “Taxa Camarae” não se encontra em nenhuma bula ou qualquer outro documento pontifício. De origem obscura, autores protestantes afirmam que o seu controverso – e risível – conteúdo seria este:

1. O eclesiástico que incorrer em pecado carnal, quer com monjas, quer com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, quer – enfim – com qualquer outra mulher, será absolvido mediante o pagamento de 67 libras e 12 soldos.

2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, pedir para ser absolvido do pecado contra a natureza ou da bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com crianças ou com animais, e não com mulher, pagará somente 131 libras e 15 soldos.

3. O sacerdote que deflorar uma virgem pagará 2 libras e 8 soldos.

4. A religiosa que quiser obter a dignidade de abadessa após ter-se entregue a um ou mais homens, simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras e 15 soldos.

5. Os sacerdotes que quiseram viver em concubinato com seus parentes pagarão 76 libras e 1 soldo.

6. Para qualquer pecado de luxúria cometido por um leigo, a absolvição lhe custará 27 libras e 1 soldo; para os incestuosos se acrescentarão na consciência 4 libras.

7. A mulher adúltera que pedir absolvição para ficar livre de todo processo e obter amplas dispensas para prosseguir em suas relações ilícitas, pagará ao papa 87 libras e 3 soldos. Da mesma forma o marido: pagará igual soma [de dinheiro]; se tiverem cometido [relações] incestuosas com os seus filhos, acrescentarão na consciência 6 libras.

8. A absolvição e a segurança para não serem perseguidos pelos crimes de furto, roubo ou incêndio custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.

9. A absolvição do assassinato simples cometido por um leigo fica fixado em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.

10. Se o assassino tiver matado a dois ou mais homens em um mesmo dia, pagará o mesmo que se tivesse assassinado um só [homem].

11. O marido que cometeu maus tratos contra a sua mulher pagará aos caixas da Chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a matou, pagará 17 libras e 15 soldos; e se a matou para se casar com outra, pagará, além disso, 32 libras e 9 soldos. Aqueles que auxiliaram o marido a cometer o crime serão absolvidos mediante o pagamento de 2 libras por cabeça.

12. Aquele que afogou um filho seu pagará 17 libras e 15 soldos – ou seja, 2 libras a mais do que matar um desconhecido; e se o pai e a mãe o mataram com mútuo consentimento, pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.

13. A mulher que destruir o próprio filho que leva em suas entranhas e o pai que tiver contribuído para a execução do crime pagarão 17 libras e 15 soldos cada um. Aquele que facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará 1 libra a menos.

14. Pelo assassinato de um irmão, uma irmã, uma mãe ou um pai se pagará 17 libras e 5 soldos.

15. Aquele que matar um bispo ou prelado de hierarquia superior pagará 131 libra, 14 soldos e 6 dinheiros.

16. Se o assassino tiver matado muitos sacerdotes em diversas ocasiões, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro assassinato e a metade pelos seguintes.

17. O bispo ou o abado que cometeu homicídio por emboscada, acidente ou necessidade pagará 179 libras e 14 soldos para alcançar a absolvição.

18. Aquele que por antecipação quisar adquirir a absolvição de qualquer homicídio acidental que possa cometer no futuro pagará 168 libras e 15 soldos.

19. O herege que se converter pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou justiçado de qualquer outra maneira, não poderá se reabilitar senão pelo pagamento de 218 libras, 16 soldos e 9 dinheiros.

20. O eclesiástico que, não podendo pagar as suas dívidas, quiser livrar-se de ser processado por seus credores entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros; então lhe será perdoada a dívida.

21. A licença para estabelecer postos de venda de diversos gêneros sob o pórtico das igrejas será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.

22. O delito de contrabando e defraudação dos direitos do príncipe custará 87 libras e 3 dinheiros.

23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas, licença para comer carne e laticínios nos períodos em que é proibido, pagará 781 libras e 10 soldos.

24. O mosteiro que quiser mudar a regra e viver com abstinência inferior àquela que lhe estava prescrita, pagará 146 libras e 5 soldos.

25. O frade que, para sua melhor conveniência ou gosto, quiser passar a vida em uma ermida com uma mulher, entregará ao tesouro pontifício 45 libras e 19 soldos.

26. O apóstata vagabundo que quiser viver sem trabalhar pagará a mesma quantia pela absolvição.

27. A mesma quantia deverá ser paga pelos religiosos, seculares ou regulares, que quiserem viajar sob trajes laicos.

28. O filho bastardo de um cura que queira obter a preferência para desempenhar o curato de seu pai pagará 27 libra e 1 soldo.

29. O bastardo que quiser receber ordens sagradas para gozar dos benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.

30. O filho de pais desconhecidos que queira ingressar nas ordens [sagradas] pagará ao tesouro pontifício 27 libras e 1 soldo.

31. Os leigos portadores de deficiência(?) ou deformidade [física] que queiram receber as ordem sagradas e possuir benefícios pagarão à Chancelaria Apostólica 58 libras e 2 soldos.

32. A mesma soma será pagá pelo vesgo do olho direito; porém, o vesgo do olho esquerdo pagará ao Papa 10 libras e 7 soldos. Os vesgos de ambos os olhos pagarão 45 libra e 3 soldos.

33. Os eunucos que quiserem ingressar nas [sagradas] ordens pagarão a quantia de 310 libras e 15 soldos.

34. Aquele que, por simonia, quiser adquirir um ou muitos benefícios, deverá se dirigir aos tesouros do Papa, que lhe venderão esse direito por um preço módico.

35. Aquele que, tendo quebrado um juramento, quiser evitar qualquer perseguição e livrar-se de qualquer nota de infâmia pagará ao Papa 131 e 15 soldos. Além disso, entregará 3 libras para cada um daqueles que lhe garantirão.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.