Respostas Católicas

Quando morreu, jesus visitou o inferno?

– Por que Cristo visitou o Inferno após a sua morte? (Anônimo)

Ele não visitou o Inferno, se você dá à palavra “inferno” o significado de “lugar dos condenados”. Não haveria qualquer razão para ele visitar esse lugar.

Mas o Símbolo dos Apóstolos (Credo) contém esta linha em latim: “descendit ad inferos”. No inglês/português antigo, a palavra “inferos” foi traduzida por “inferno”, mas ela não compreendia o significado de “lugar dos condenados”. Significava o estado temporal onde eram mantidos os justos que morreram antes da Era Cristã, aguardando que o Céu fosse-lhes aberto. Este lugar é comumente chamado “Limbo dos Pais”.

Jesus referiu-se a este lugar quando disse: “De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra” (Mateus 12,40). A expressão “seio da terra” não significa a sepultura, mas o mundo inferior, que os judeus chamavam “Sheol”, que ficava localizado – conforme pensavam – no centro da Terra. O Sheol não era o lugar dos condenados, mas o lugar onde as almas vagueavam.

Pedro também se referiu ao Limbo dos Pais aqui: “No espírito, Ele foi também pregar aos espíritos na prisão” (1Pedro 3,19).

 


Livros recomendados

A Cruz de CristoMatrimônios SantosA Vitória da Páscoa





Veja também  De acordo com a igreja católica, como encontramos deus?

About the author

Veritatis Splendor