Respostas Católicas

Quem foi charles parham?

– Eu li um livro que menciona Charles Parham, fundador da Igreja Pentecostal. O que vocês poderiam me dizer acerca dele? (Anônimo)

Já que existem muitas igrejas pentecostais, é mais adequado dizer que Charles Parham foi o fundador do Movimento Pentecostal.

Parham nasceu em Muscatine, Iowa (EUA), em 1873. Após sentir um chamado para pregar, ainda jovem, Parham se envolveu com diversos movimentos religiosos de seu tempo, incluindo os Movimentos de Santidade e Cura Divina.

Em 1898, Parham fundou o “Bethel Healing Home” (=Lar de Cura Betel) em Topeka, Kansas, como um paraíso para aqueles que buscavam a cura divina. Pouco tempo depois, passou pela “Holy Ghost and Us Bible School” (=Escola Bíblica do Espírito Santo e Nossa) em Shiloh, Maine, onde ouviu falar de casos de glossolalia (=falar em línguas) entre missionários.

Parham ficou convencido de que o retorno premilenial de Cristo seria precedido por um reavivamento mundial e pela manifestação do Espírito Santo. A glossolalia seria o sinal do poder do Espírito para esse reavivamento e para as grandes conquistas missionárias.

Em 1900, Parham inaugurou uma Escola Bíblica em Bethel. Ele ensinava os seus alunos a examinar a Bíblia – em especial Atos 2 – para aprenderem o sinal bíblico do Batismo no Espírito. Em 1º de janeiro de 1901, uma das alunas de Parham, Agnes Ozman, falou em línguas. Poucos dias depois, metade da escola tinha experiências similares.

A partir de então, Parham passou a expandir a mensagem da “fé apostólica”, como ele a chamava. Começou também a sofrer hostilidades do público e da maioria dos líderes religiosos da época, mas conforme as notícias iam se espalhando entre os fiéis dos movimentos de santidade e cura, Parham começou a obter conversões.

Em 1905, ele estabeleceu uma escola bíblica em Houston para treinar evangelistas, visando expandir as igrejas de “fé apostólica”. William  Seymour, um evangelista negro e posteriormente líder do reavivamento de Azuza Street, em Los Angeles, frequentou um curso de dez semanas e levou a mensagem pentecostal para a região oeste [dos Estados Unidos].

Embora o movimento pentecostal tenha começado com Parham, logo este perdeu o controle sobre o movimento. Outros homens vieram e ele foi incapaz de manter a liderança do movimento que fundou. Um escândalo de sodomia envolveu Parham em 1907, arruinando de vez a pequena chance que existia de voltar à proeminência. A partir daí até a sua morte em 1929, Parham passou mais tempo fora do ramo principal do emergente movimento pentecostal.

Facebook Comments

Livros recomendados

A Fé de RatzingerNossa Senhora de Fátima270 perguntas e respostas sobre sexo e amor

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.