Espaço do Leitor

Questionamento sobre a oração Ave-Maria

Pergunta

Por que voces oram (rezam) a ave maria se isso não tem na biblia? e porquê repetem tantas veses quando oram (rezam)se na biblia diz: “QUANDO ORARDES NÃO USEIS DE VÃS REPETIÇÕES”.???

Obrigado pela atenção.

A.

Resposta

Irmão A., a Paz de Cristo!

Creio eu que você seja protestante, já que pelo uso da palavra “vocês” não se incluiu no grupo que reza a “Ave-Maria”.

Considerando a hipótese de que a oração da Ave-Maria não estivesse não Bíblia, isto a princípio não a tornaria proibida.

Normalmente os protestantes quando oram inventam suas orações na hora, orações que não estão expessas na Bíblia.

Este não é o caso da Ave-Maria. Esta belíssima oração é plenamente bíblica porque:

  • A primeira parte dela está expressa na Bíblia: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.” (Lc 1,28)  “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lc 1,42)
  • A segunda parte está implícita na Bíblia: “Santa Maria Mãe de Deus”. Ora Maria é Santa e é mãe de Jesus que é Deus, portanto Mãe de Deus. Santa Izabel a saudou como “Mãe do Meu Senhor” (cf. Lc 1,43), isto é Mãe do Meu Deus. “Rogai por nós Pecadores, agora e na ora de nossa morte”. Maria está na presença de Deus, e por Graça de Seu filho ora por nós que ainda estamos a caminho da Salvação.

Orar a mesma oração repetidas vezes não é repetir em vão. Quando o Senhor falou sobre “Vãs repetições” referia-se às orações dos pagãos. Por exemplo: Os Buditas oram os mantras e sutras, que repetem muitíssimas vezes uma mesma frase. E os judeus viviam cercados por povos pagãos.

Além disto os Judeus costumavam orar sempre as mesmas orações.

Orar repetidas vezes a mesma oração, é agradável a Deus, pois estamos concentrados e dedicando tempo para meditar os mistérios de Deus. Orar repetidas vezes é como bater incansavelmente as portas do Céu.

Espero ter esclarecido sua dúvida.

Um grande abraço em Cristo,

Alessandro Lima


Livros recomendados

O Livro do Êxodo – Cadernos de Estudo BíblicoMãe de Deus e Mãe Nossa – Iniciação à MariologiaA Inquisição – Um Tribunal de Misericórdia

About the author

Veritatis Splendor