Respondendo a 3 mitos protestantes

Em uma entrevista para a agência de notícias ACI Press, Ulf Ekman, ex-pastor luterano e também fundador da igreja pentecostal mais influente da Suécia e de toda a Escandinávia, narrou sua conversão à Igreja Católica e sua importância crucial para a salvação das almas.

Da mesma forma, advertiu seus irmãos protestantes a não caírem em preconceitos infundados e os exortou a procurar a verdade sobre o que o Magistério da Igreja [Católica] realmente ensina em assuntos como a Eucaristia, a Virgem Maria, os Santos, imagens, entre outros.

Aqui estão os três mitos protestantes aos quais Ekman responde:

1. “Os Sacramentos são meros símbolos”

Ulf explicou que, para sua conversão ao Catolicismo, “era crucial descobrir que os Sacramentos não eram símbolos, mas o próprio poder de Cristo operando em nossas vidas e que nos conferem graça. É necessário compreender os Sacramentos para saber como e por que a Igreja os dá e protege”.

Ele também indicou a importância de entender verdadeiramente “a presença de Cristo na Eucaristia”:

  • “Porque, apesar de aprender sobre este Sacramento, pelo conhecimento, não o compreendia profundamente até reconhecer, pela experiência, que o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus estão realmente vivos lá”.

Sobre a Confissão, ele disse que a primeira vez que a buscou “foi muito dolorido mas, ao mesmo tempo, refrescante”:

  • “Lembro-me de ter deixado o confessionário com uma incrível leveza e liberdade que vieram até mim”.

2. “Você não pode orar à Virgem Maria”

Por outro lado, ele garantiu que o papel da Virgem Maria tornou-se “muito importante” para ele, porque percebeu “o cuidado que ela tomava, não apenas da figura física de Jesus como uma criança que cresceu para se tornar adulta, mas ainda no resultado do seu ministério público, concentrando-se basicamente na História da Salvação e da Igreja”:

  • “Maria, por excelência, tem o papel de intercessora e é nossa mãe adotiva, porque foi isso que Jesus quis durante a sua agonia na cruz. A tarefa dela na História da Salvação é incrível, algo que eu nunca imaginara antes”.

Ulf lembrou que, como protestante, sempre se perguntava se podia orar a Maria ou não. E ele confirmou [agora] que “aqui não se trata de idolatria, mas de pedir a ajuda dela para que ela ore por nós diante do seu Filho”:

  • “Eu percebi que tudo estava contido na revelação bíblica; não era algo extra”.

E acrescentou:

  • “Quando pedimos intercessão, fazemos isso para pessoas que vivem aqui na terra ou no céu. Esse é um recurso impressionante que a Igreja possui”.

3. “A Igreja Católica é idólatra”

Para terminar, o agora palestrante católico explicou, na questão da idolatria das imagens, que há um grande mal-entendido porque “ninguém deve acreditar que adoramos uma estátua como se fosse Deus. A Igreja proíbe a idolatria”:

  • “Temos apenas um Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. As imagens são apenas representações ou lembretes da pessoa ou do santo a quem estamos nos dirigindo”.

Ele está agora feliz como católico

Em março de 2014, Ekman, ministro luterano licenciado por muitos anos e pastor na Suécia – onde apenas 1,5% da população é católica – anunciou a cerca de 3.000 seguidores, no meio da assembleia dominical, que ele e sua esposa Birgitta estavam se convertendo ao Catolicismo — o que finalmente se deu na Páscoa daquele ano. Explicou:

  • “A minha vida mudou dramaticamente, mas de uma maneira muito positiva. Foram muitos anos em contato com a Igreja Católica e, finalmente, minha esposa e eu nos convertemos em 2014. Tive uma grande sensação de satisfação e realmente senti que voltei para casa”.

Ele também garantiu que houve várias reações a esse fato “no entanto, fomos recebidos de braços abertos na Igreja Católica”.

Diante das críticas, Ulf dirigiu-se àqueles a quem chama [agora] de “amados irmãos protestantes”, que “talvez tenham uma opinião ruim sobre a Igreja Católica”; “encarem as coisas de maneira mais objetiva”:

  • “Para mim, foi fundamental estudar os documentos do Concílio Vaticano II, o Catecismo, a Doutrina Social e corroborar com o que a Igreja realmente ensina”.
  • “Eu pessoalmente convido você a buscar; procure realmente evitar o medo e o preconceito. É necessário saber também que Deus tem um plano para a salvação universal, que está aqui desde o começo; e existe apenas uma Igreja nesta terra, que contém a plenitude da Revelação e permanecerá ilesa até a segunda vinda de Cristo”.

Ekman apontou, em 2014, que a confirmação da sua decisão foi logo após saber sobre o vídeo que o Papa Francisco gravou para o congresso de pastores pentecostais nos Estados Unidos. Ele, que sempre foi a figura principal da congregação que fundou, a “Palavra da Vida”, enfatizou que crer na unidade cristã “tem consequências práticas”.

Hoje, Ulf relata que a sua chegada ao seio da Igreja “foi uma descoberta gradual”. E concluiu:

  • “Os cristãos em geral compartilham o conteúdo do Evangelho e o amor a Cristo, porém a riqueza de entendimento e revelação que Deus concedeu à Igreja Católica é inegável para entender o que significa a Igreja que Nosso Senhor realmente queria. A descoberta desse fato fez da conversão uma necessidade para nós”.
Facebook Comments