Amados irmãos:

Se, porventura, eu me tornasse católico, cometeria pecado, aos olhos da doutrina romana, se deixasse de rezar à Virgem Maria e aos santos? Embora eu conserve em excelso lugar e em suma consideração a Virgem e os santos, cometeria pecado se dirigisse minhas preces somente ao Deus Triúno, por intermédio de Cristo?

Saudações,

Em Nosso Senhor Jesus Cristo.

José Grillo

Caríssimo sr. José Grillo, estimado em Cristo,

O senhor tem o nome do chefe e protetor da Sagrada Família, o castíssimo esposo de Maria e pai adotivo de Nosso Senhor, Rei e Salvador, Jesus Cristo. Uma grande bênção!

Passemos à resposta, que pretende amenizar sua dúvida, fruto de uma alma desejosa pela verdade.

O fato, em si, de não rezar à Virgem Santíssima ou a qualquer santo, é neutro. Rezar a eles é neutro, aliás. Daí que tenhamos de saber os motivos que levam à oração ou à não oração a eles.

Se o consulente não quer rezar à Virgem ou aos santos por considerar que tal ato não é certo, ou que beira à idolatria, comete pecado mortal, sim, por descrer do que ensina a Igreja de Jesus Cristo. Está deixando de dar anuência a uma verdade de fé, qual seja, a da licitude da oração aos santos, em especial à Mãe de Deus.

Por outro lado, não vejo motivo claro para deixar de rezar aos santos, exceto temporariamente. O único que encontro é exatamente a desconfiança de que tal prática seja lícita. Assim, sendo essa a razão para a abstenção da oração aos santos, há pecado, não pela abstenção em si, mas pelo que ela indica, a desconfiança na doutrina, e a não anuência à totalidade do Magistério, do dado revelado.

Lembramos, outrossim, que a oração a Nossa Senhora e aos demais santos é uma prece que tem, por destinatário final, o próprio Deus. Como se o consulente rogasse que um cristão, seu irmão, orasse por ele. É assim com a Virgem, com os santos: não estamos pedindo que eles nos atendam, mas que eles rezem por nós, que apresentem seus pedidos a Deus por nós.

Obrigado pela confiança em nós depositada.

Afetuosamente, em Cristo Jesus,

Facebook Comments