Respostas Católicas

Se a igreja católica é infalível por que agora participa do movimento ecumênico?

– Como a igreja de vocês pode ser infalível quando, hoje, está envolvida no movimento ecumênico, enquanto que antes do Vaticano II os Papas e bispos condenavam [este movimento]? (Anônimo)

Sua afirmação está factualmente incorreta. Não é que a Igreja Católica não se envolvia no movimento ecumênico anterior ao Vaticano II, mas que a sua participação não era tão significante como é atualmente. Não houve uma total mudança (a Igreja Católica ainda não pertence ao Conselho Mundial de Igrejas, por exemplo).

E mesmo que a sua política sobre o diálogo ecumênico tivesse sido totalmente alterada, isto não envolveria a infalibilidade, pois esta não se estende sobre a participação ou falta de participação da Igreja no movimento ecumênico. O Catolicismo diferencia a doutrina da Igreja em matérias de fé e moral [que são imutáveis] de sua prática em matérias de procedimento e disciplina, que podem mudar de acordo com as necessidades de uma dada época.

Facebook Comments

Livros recomendados

Mãe de Deus e Mãe Nossa – Iniciação à MariologiaA Fé da Igreja – Em que Deve Crer o Cristão de HojeA superstição do divórcio

About the author

Veritatis Splendor

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.