– A Bíblia diz que os pecados dos pais são encontrados em seus filhos até a quarta geração. Como vocês conciliam isto com [o dogma] da Imaculada Conceição de Maria, já que ela teve pais humanos pecadores? (Anônimo)

Concedemos que Maria foi concebida, biologicamente falando, de acordo com a ordem normal das coisas, ao contrário de seu Filho, que foi concebido sem a participação de um pai humano; mas isso não significa que ela necessariamente tenha herdado o pecado original. Isso indica apenas o que teria acontecido se Deus não tivesse intervido.

Como os pecados dos pais são encontrados em seus filhos até a quarta geração, o que você está fazendo aqui é uma má-aplicação de uma observação geral sobre como o comportamento pecaminoso e a punição divina podem ser transmitidos para a descendência.

O descendente de 4ª geração de um certo “pai” seria o seu tataraneto; e isto faria do “pai” seu tataravô. Então, pelo seu argumento, Jesus teria sido também um pecador, pois o seu tataravô (da parte de sua mãe) era pecador. Mas já que você não acredita que o princípio “dos pecados dos pais são encontrados nos seus filhos até a quarta geração” implica nisso, também não há razão alguma para acreditar que tal princípio implica na pecaminosidade de Maria.

Facebook Comments

Livros recomendados

Orar com os SalmosUma Visita ao Santíssimo Sacramento (Canção Nova)Senhor, Tende Piedade