Embora o Apostolado Veritatis Splendor esteja completando seis anos, eis que criado aos 22 de junho de 2002, devemos voltar um pouco mais no tempo para encontrarmos todas as peças que, unidas, deram origem a este Apostolado.
Como os mais antigos devem se recordar, a Internet começou a se popularizar a partir do final de 1995, graças a uma certa novela global de qualidade duvidosa, apesar da audiência; até então dominavam os sistemas de BBS (Bulletim Board System), baseados em hospedagem de arquivos e correio eletrônico, mas com cobertura local ou regional. A Internet, com efeito, rompia essa barreira e permitia o acesso internacional não só a esses recursos, mas a muitos outros, possibilitando a disseminação da informação de forma mais eficiente.
Foi, no entanto, em março de 1997 que este que agora escreve tomou os primeiros contatos com a Internet. Lembro-me como se fosse hoje o espanto e a alegria que senti quando pude encontrar sítios católicos de inegável qualidade como o “Catholic Answers” (http://www.catholic.com), o “The New Advent Catholic Supersite” (http://www.newadvent.org), “The Nazareth Resource Library” (http://www.cin.org/users/james/), o “Corunum Catholic Apologetic” (http://www.cin.org/users/jgallegos/), o “Christus Rex” (http://www.christusrex.org/), entre outros. E que glória foi poder baixar (e ler!) as obras dos primitivos Padres da Igreja da “Christian Classics Ethereal Library” (http://www.ccel.org/fathers.html)...
O meu grande problema naquela época é que não conseguia encontrar sites assim “completos” em português ou espanhol, por mais que eu revirasse os então limitados sistemas de busca “Cadê”, “Yahoo!” e “Altavista”. Assim, no Brasil, os melhores sítios católicos eram o “Mundo Católico” (http://www.mundocatolico.com.br/) e o “Aliança dos Dois Corações” (inativo) – e apenas esses dois…
Como Analista de Sistemas, comecei a estudar o funcionamento da Internet e a geração de páginas. Percebendo que a linguagem HTML, embora bem simples e limitada, proporcionava excelentes resultados, resolvi criar a “Página do Agnus Dei”. Comecei a programação em abril de 1997 e no final de maio do mesmo ano, lancei o mesmo no mundo virtual, hospedado no provedor “CoastalWay”, mas ainda precária e experimentalmente, contendo um ou outro artigo. Nesse momento eu estava mais interessado em tomar contato com a “nova linguagem”, identificar “áreas de interesse” para compor o site e selecionar artigos para publicação. O número de visitas era irrisório; às vezes passavam-se diversos dias para o contador de visitas saltar um número…
O dia 1º de março de 1998 marcou para mim uma nova fase no Agnus Dei. Totalmente estruturado em áreas de interesse e agora hospedado no provedor “GeoCities” – que, no meu ponto de vista, oferecia um serviço gratuito com qualidade bem superior ao que oferece atualmente – trazia agora alguns artigos apologéticos escritos por mim, mas também seria dedicado espaço para as obras patrísticas traduzidas por mim. O fato de abordar assuntos polêmicos e divulgar escritos primitivos, aliado ao fato de estar cadastrado nos principais sistemas de busca, fez com que o Agnus Dei fosse registrando um número cada vez maior de visitantes. O ano de 1998 fecha com 8.178 visitas, um número bastante alto para a época!
Pouco depois vão surgindo outros excelentes sites, como “A Hora de São Jerônimo” (http://www.hsjonline.com), de Carlos Ramalhete, e “Firmes na Fé”, de Cledson Ramos Bezerra, o Frente Universitária Lepanto , de Frederico Viotti.
O Agnus Dei, por sua vez, continua avançando, com publicações às segundas-feiras e colaborações regulares dos tradutores José Fernandes Vidal e João Carlos Romano e dos articulistas Luiz Henrique Corrêa Mortágua, José Augusto, Udson Rubens Correia, Bruno Valadão, Maurício V. de Uzeda, entre outros. O número de visitantes vai aumentando ano a ano: 18.473 em 1999 e 31.742 em 2000.
E é em 1999 que ocorre outro fato que mostrará, posteriormente, ser crucial para o surgimento do Veritatis Splendor: eis que um protestante chamado Alessandro Ricardo Lima encaminha e-mails para o “Agnus Dei” e para “A Hora de São Jerônimo” questionando os privilégios de Maria Santíssima. Os “dois Carlos”, de suas partes, tentam fazê-lo enxergar a legitimidade de tais atributos. A troca de e-mails é intensa até que em 2000, Alessandro reconhece a firmeza da doutrina católica e, logo a seguir, se converte ao Catolicismo; pouco depois, lança o sítio “Ictis”, onde começa a fazer um forte apostolado com protestantes para ajudá-los a ingressar na Igreja Católica.
No início de 2002, não consegui mais conciliar minhas atividades no Agnus Dei pois estava terminando a graduação em Direito. Essa situação me preocupava bastante, pois a defesa da fé não poderia parar. Depois de muito pensar e rezar, a solução que encontrei foi doar o meu site para o Alessandro. Mas, como eu poderia confiar um trabalho tão importante para mim a um recém convertido? Deus tem seus caminhos.
O Alessandro apesar de ter ficado apavorado com a oferta, a aceitou colocando-se prontamente à disposição de Deus. Estava ele então mantendo o Agnus Dei e o Ictis. Porém, essa era uma situação difícil de manter, principalmente devido ao trabalho que ambos os sites demandavam. Então, o Alessandro resolveu juntar os dois sites, mas o projeto ainda não tinha nome. Contudo, o trabalho de manter sozinho um apostolado assim ainda era muito grande. Foi aí que ele teve a idéia de convidar os outros apostolados católicos a se unirem num esforço único. Surge então no dia 22 junho de 2002, o Veritatis Splendor!
De lá para cá algumas pessoas entraram e saíram de nosso apostolado. Com a nossa atual formação nunca tivemos um grupo tão coeso, em defesa da Fé Católica e em plena concordância com o Magistério da Igreja, o que inclui o Concílio Ecumênico do Vaticano II.
Nosso padroeiro é Santo Ireneu de Lião. Nosso diretor espiritual é o recém nomeado Bispo de Frederico Westphalen-RS, Mons. Antonio Carlos Rossi Keller (membro de nosso apostolado desde 2003).
Para presentear nossos leitores, resolvemos colocar à sua disposição alguns dos antigos sites que formaram o Veritatis Splendor. Os endereços ficarão disponíveis para fins históricos (pois, não serão mais atualizados) permitindo que os leitores mais antigos matem as saudades dos antigos sites e que os leitores novos conheçam um pouco do trabalho pioneiro que fundamentou o Veritatis Splendor.
– Agnus Dei (de Carlos Martins Nabeto): http://agnusdei.50webs.com
– Firmes na Fé (de Cledson Ramos Bezerra): http://firmesnafe.50webs.com
– Sou Católico, Sou Igreja (Toni Lopes): http://soucatolico.50webs.com/
– Servi Dei (de Rogério Silva): http://servidei.50webs.com/
– Apologética Católica (de Jaime Francisco de Moura) – http://apologeticacatolica.50webs.com
– JesusCristoKitNet (de Wellington Campos Pinho) – http://jesuscristokitnet.50webs.com
Acabo este artigo rogando à Proteção de Nossa Senhora e a oração de todos os nossos leitores.