Eu gostaria de saber se é pecado usar esses simbolos em roupas ou
objetos.gostaria de saber tambem se é pecado usar calças jeans rasgadas ou
isso não tem nada a ver???

Evelin

Carissima Evelin, salve Maria.

Agradecemos a sua correspondência. Muito nos apraz falar aos jovens. Além disso, nos sentimos orgulhosos e extremamente felizes em saber que os moços e moças nos procuram para sanar as suas dúvidas. Agradecemos a confiança empenhada e confiada ao nosso trabalho.

Vamos à sua carta. A sua preocupação é valida e nobre: muitos desses simbolos nao sao gratuitos e “inofencivos”. Não que você vai se “contaminar”, mas, sem o saber, faz “propaganda” de coisas contrárias à sua fé. Vejamos: sabe aquele símbolo “hyppie”, com aquela espécie de “tridente invertido”? Pois é: nao se trata de “coisa do demo”, mas uma espécie de “cruz de braços quebrados” e “de cabeça para baixo”. Foi um símbolo que os “contestadores” dos anos 60 inventaram para identificar e afirmar o seu ideal de “paz, amor e liberdade” que, na verdade, era libertinagem, irreponsabilidade e ódio à ordem, à hierarquia e à disciplina.

Não é que devemos “demonizar tudo”, mas devemos saber que certas símbolos denotam idéias contrárias à fé católica.

Quanto a questão de calças jeans e rasgadas não se trata de pecado, mas de aceio, de apresentacao, de postura.

Parecer um “doidão” nao é legal: já temos tantos por aí, por que engrossar a massa? Ser “mais um”? Além disso, nós, católicos, somos, de certo modo, exemplares e devemos preservar os bons costumes.

Essas “marcas distintivas” que os mocos e mocas usam nada mais são do que uma tentativa de se afirmar perante o grupo ou “marcar posicao” na sociedade. Nós, cristaos, nao precisamos disso. Recomendo a leitura e o estudo da Carta a Diogneto que poderá lhe ajudar com essa questao; principalmente os tópicos 5 e 6.

Espero ter respondido a sua pergunta. Não se furte a nos escrever, digo: digitar. Faça quando quiser!!!

Nos corações de Jesus, Maria e José;

MARCUS PIMENTA    

Facebook Comments

Livros recomendados

Comentário à Metafísica de Aristóteles IX–XII — Volume 3O capital: Livro 3 – O processo global de produção capitalista (Vol. 5)Os Males da Ausência